10 pilares para implementar uma cultura de doações online em seu santuário

10 pilares para implementar uma cultura de doações online em seu santuário

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A tecnologia que temos à nossa disposição atualmente permite que façamos a grande maioria das coisas online. É possível fazer compras do mercado, conversar com amigos, aprender uma nova receita, aprender a Palavra de Deus e muito mais. Se tantas coisas podem ser feitas no ambiente digital, por que não ter doações online para o seu santuário?

Infelizmente a internet ainda recebe muita desconfiança de quem trabalha pela fé. Como se ela sozinha fosse responsável pelo mal. Nós acreditamos que a internet possibilita muitas coisas boas e uma delas pode ser um relacionamento mais próximo e mais duradouro com os fiéis que frequentam a sua paróquia.

Mas como se relacionar e angariar doações online? Vamos estabelecer 10 pilares que vão ajudar o seu santuário a utilizar esse meio como um bom canal de atração e relacionamento. Vamos começar?  

Pilar 1 – Ter uma equipe dedicada


Pense no cenário. Imagina ser responsável pela liturgia, pela administração, pelas finanças, pelo relacionamento e também por buscar novos doadores. É muita coisa para lidar, certo? Quanto mais pessoas envolvidas com seus dons e habilidades no local certo, mais bons resultados seu santuário terá.

É muito claro que apesar da função e propósito serem diferentes, a igreja precisa de organização tanto quanto um negócio ou uma casa. Tudo tem que ter processo e isso passa por ter pessoas dedicadas. Criar apenas um canal online para receber doações e esperar que tudo corra, não é o suficiente. Você precisa de um time que faça o suporte, atenda pessoas, resolva problemas técnicos e por aí vai. E, claro, essa equipe vai cuidar também de um relacionamento mais próximo com devotos e mantenedores em geral. 

Pilar 2 – Criar sentimento de pertencimento


É muito bom sabermos que pertencemos à família de Deus. A sensação de fazer parte de algo é uma necessidade do ser humano.

O primeiro passo para a criação desse sentimento de pertencimento é desenvolver um nome, uma marca. É imprescindível criar um laço. temos inúmeros exemplos de sucesso como Família Canção Nova, Clube do Ouvinte e muitos outros.

Essa marca se espalhará e eventualmente estará presente em banners, adesivos, materiais impressos, no site da instituição, etc. 

Pilar 3 – Programação mensal do santuário 


Quem é da família precisa estar por dentro de tudo que acontece. Porque é nas programações que os laços são reforçados e o sentimento de pertencimento é acrescentado.

É necessário também ter a programação para que haja organização e que o devoto deseje ser um mantenedor. Ele precisa ver a disposição do santuário em servir a Deus e a sua comunidade.

Apresente sempre o cronograma mensal em todas as redes sociais, faça lista de transmissão no Whats e sempre deixe atrelado o site do seu santuário. E em grandes eventos anuncie com ainda mais antecedência, a fim de obter os recursos necessários. 

Pilar 4 – Apresentação de projetos sociais


Ser Igreja é amar os vulneráveis. Veja o que o próprio Papa Francisco diz sobre isso:

Com efeito, o rosto de Deus que Ele revela é o de um Pai para os pobres e próximo dos pobres. Toda a obra de Jesus afirma que a pobreza não é fruto duma fatalidade, mas sinal concreto da sua presença no nosso meio. Não O encontramos quando e onde queremos, mas reconhecemo-Lo na vida dos pobres, na sua tribulação e indigência, nas condições por vezes desumanas em que são obrigados a viver. Não me canso de repetir que os pobres são verdadeiros evangelizadores, porque foram os primeiros a ser evangelizados e chamados a partilhar a bem-aventurança do Senhor e o seu Reino (cf. Mt 5,3)

Logo, seu santuário precisa compartilhar esse chamado com todos os devotos. Mostrar ações sociais é uma excelente maneira de acender essa chama de mantenedor da igreja no coração de muitas pessoas.

No ambiente digital isso pode ser feito através das redes sociais, de vídeos no YouTube ou mesmo em formatos mais curtos para ser enviados via Telegram e WhatsApp. Mostrar os bastidores, um dia num projeto ou mesmo um depoimento de uma família dessa ação, é uma ótimo caminho.

Pilar 5 – Prestação de contas dos investimentos


E, claro, além de mostrar bons projetos e incentivar a participação ainda maior dos devotos, é importante ter um plano sério de prestação de contas.

Sempre indicamos fazer essa prestação de três em três meses. Pois existem projetos que não tem um status tão ágil de evolução, ainda sim, pode ser feito mensalmente. O importante é comunicar tudo que está sendo feito, apresentar uma reforma ou a compra de um novo equipamento por email ou whats para manter essa pessoa informada e atualizada. 

Pilar 6 – Canais de suporte para tirar dúvidas


Aqui é um ponto-chave que muitos santuários podem deixar para trás. Nem sempre você vai poder tirar uma dúvida ou algum membro do time dedicado. É muito importante ter outros canais de suporte. Sugerimos alguns abaixo:

  • WhatsApp com respostas automáticas para perguntas frequentes 
  • Site com informações completas e atualizadas 
  • Chat no site com possibilidade de envio de email fora do horário de atendimento
  • Grupos no Telegram para informações gerais  


Isso trará maior confiabilidade e mais agilidade na comunicação.

Pilar 7 – Ferramenta técnica e integração com gateways de pagamento


Essa parte é mais especificação tecnológica do que comunicação, porém precisa ser feita. Você pode ter uma área no site apenas para divulgar dados para doação como agência e conta para depósito, chave pix ou trabalhar com picpay.

Mas também existe a possibilidade de trabalhar com recorrência e débito em conta ou vender “pacotes de doação”, transformando essa área quase em um marketplace para servir à Igreja.

Exemplo, você pode fazer um crowdfunding (site para financiamento coletivo) para uma obra específica ou disponibilizar um gateway de pagamento (que permite pagamento de cartão de crédito ou boleto diretamente no site).

A questão é que simplificar a vida do devoto é um bom caminho para aumentar as doações online do seu santuário. 

Pilar 8 – Relacionamento através do marketing digital 


Continuando o processo de atração e relacionamento, o marketing digital tem função vital nesse aspecto. Quais são os canais que você utiliza no momento? Quais são as redes sociais? Trabalha com email? E o seu site é fácil de ser encontrado na internet? Tudo isso tem um grande impacto nas ações que você deseja fazer.

As redes sociais são uma excelente forma de se relacionar e ouvir mais dos seus devotos e mantenedores. Veja algumas dicas que podem te ajudar nessa missão nas redes:

  • Crie sua conta em redes que façam sentido para o seu público, a principal é o Instagram, mas considere também as outras conforme for o perfil 
  • Deixe a conta no Instagram no modo profissional para acompanhar dados e eventualmente publicar anúncios pagos, alcançando mais pessoas 
  • Traga conteúdos de valor e não transforme seu perfil numa vitrine, as pessoas estão nas redes sociais para se relacionar e conhecer mais quem elas seguem 
  • Poste stories diariamente 
  • Não faça sorteios para ganhar seguidores
  • Redes sociais é um ótimo começo para criar um laço e apresentar seus projetos, mas nunca pode ser o único canal


Existem múltiplas formas de se relacionar através do marketing digital, seja por email, WhatsApp, área logada dentro do site e muitas outras. O fato é que as pessoas desejam ter contato próximo com conteúdos que são úteis e edificam suas vidas

Pilar 9 – Testemunho de devotos 


A prova social é algo que encoraja mais e mais pessoas. É claro que quando falamos de uma Igreja, a confiança deve estar muito além das palavras de uma pessoa. Acreditamos na caridade e na boa vontade e por isso manifestamos o Reino de Deus através de nossas vidas.

Porém, o ser humano é um ser social. E ter uma aprovação ou comprovação de outros ajuda no engajamento e na participação dele em ações que ele acredita.

Então usar o testemunho de devotos, suas experiências e como eles se sentem em relação a isso é ideal para implantar essa ideia de coletivo, de uma mentalidade de doação. E o meio online é perfeito para isso, já que atualmente vivemos a era dos vídeos, principalmente os de curta duração.

Stories, reels, TikTok, Kwai, Telegram, WhatsApp, shorts do YouTube e inúmeros outros permitem que vídeos sejam espalhados e compartilhados. É o poder do testemunho sendo ampliado e amplificado para o maior número de pessoas possível. 

Pilar 10 – Contratação de uma agência especializada em marketing católico 

Eu sei que pode parecer muita coisa para se concentrar, veja o mar de possibilidades que existe ao usar o marketing digital:

  • Redes sociais
  • Produção de vídeos
  • Materiais ricos como e-books, webinars, infográficos e ferramentas 
  • Email 
  • WhatsApp ou telegram
  • Influenciadores digitais 
  • Mídia paga para anúncios no Google e Instagram 
  • Blogs e notícias 
  • SEO para posicionar seu site em primeiro lugar 
  • SMS, push notification 
  • YouTube e lives 
  • Landing page, formulários ou popup de captação de contatos 
  • E a lista só aumenta

Como dissemos no primeiro ponto, faz sentido ter uma equipe dedicada para cada tarefa, por isso o marketing pode e deve ser terceirizado com especialistas. E se esses especialistas em marketing também conhecem bem o nicho católico e interpretam o seu trabalho com marketing digital como uma missão, é uma escolha certa, né?

É isso que a Agência Kharis é. Mais que uma empresa de marketing digital, são pessoas reunidas pelo propósito de fazer o Reino de Deus avançar em todas as áreas, usando técnicas de marketing digital.

Se quiser conversar mais sobre nossas soluções e como pode ajudar seu santuário a ter mais contribuintes e implantar uma cultura de doação online, clique no botão abaixo e marque uma conversa com a gente.

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