Ícone do site Agência Kharis

3 formas de desenvolver um devoto online

Existe uma ordenança vinda do Senhor Jesus a respeito de fazermos devotos pelas nações (Mt. 28,19-20). Essa sempre foi e sempre será a missão da Igreja. Já pregamos nas ruas, nas praças, na cova dos leões, na fornalha, em casas, no trabalho ou em qualquer lugar.

O fato é que os tempos mudaram e que a evangelização precisou alcançar um novo nível tocando pessoas online, principalmente em tempos de pandemia. Isso rompeu uma barreira muito grande, pois muitos acreditavam que os meios digitais corrompiam as pessoas e as afastavam do caminho do Senhor.

Sim, a tecnologia tem seus malefícios, mas com o tempo percebemos as bençãos de usar as mais diversas plataformas e canais para comunicarmos as bem-aventuranças.

Mas e se além da evangelização fosse possível desenvolver devotos online? Como isso seria possível? Vamos aprender hoje três formas de cativar e desenvolver devotos através da internet. 

Por que desenvolver devotos online? 

Vamos voltar no tempo. Pense que estamos há 50 anos atrás. Imagine só como era a evangelização naquele período no Brasil, um país de dimensões continentais? E discipular, ensinar e desenvolver a fé? Com certeza era muito desafiador.

Mas vamos além. E se precisássemos formar novos ministros e sacerdotes, onde estudariam e como chegariam até à instituição de ensino?

Desenvolver devotos é algo precioso e precisamos utilizar toda e qualquer ferramenta que esteja em nossas mãos. A própria educação formal já tem usado e muito o recurso da tecnologia. Seja em aulas online, aplicação de prova digital, experiência 360º, realidade aumentada, imersão virtual em museus e pontos turísticos.

Não tem porque não usar algo que pode potencializar o aprendizado e o crescimento na fé e ainda por cima tocar pessoas em suas localidades, sem invadir tanto suas rotinas.

Por fim, utilizar métodos digitais pode ser uma forma de diferencial ou mesmo atrativo para outras pessoas conhecerem o seu santuário pessoalmente um dia. Sabemos que nem sempre é possível viajar por qualquer questão que seja, então manter essa chama da devoção a um santo durante períodos onde ela não possa estar presente, vai ser a chave para garantir seu retorno quando puder.

As plataformas online podem ser uma ótima ferramenta para trabalhar em dificuldades logísticas. Além disso, encontros online acabam enfatizando um pouco mais o conteúdo do que relacionamentos.

1. Realize encontros mensais de devotos 

Como falamos acima, nem todo mundo pode ir constantemente a um santuário, principalmente se morar longe do local. Mas isso jamais pode ser um motivo inibidor de devoção.

Então que tal criar encontros mensais com esses devotos e assim manter a chama da fé acesa?

Lembre-se que nesse momento você pode sim priorizar o conteúdo ao invés dos relacionamentos, já que eles estariam menos intensos devido à distância física.

Aproveite mais para falar sobre os santos e os heróis da fé, trazer ensinamentos de vida, mostrar a realidade da comunidade, ministrar verdadeiras aulas que cativem e apaixonem os fiéis.

Além disso, você cria um senso de comunidade, de grupo, família mesmo. As pessoas vão se afeiçoando umas com as outras e até podem montar caravanas por conta própria até o seu santuário. 

2. Crie um espaço para devoção e oração

Pense que você está recebendo devotos em seu santuário. Com certeza irá cuidar para que tudo saia bem, para que todos se sintam bem recebidos em um lugar que inspira a fé e a paz.

Não é diferente no ambiente digital. Quando a igreja possui um app ou site, é possível desenvolver e disponibilizar séries de estudos devocionais em vídeo, com pregações ou aulas. Essa pode ser uma excelente ferramenta para o devoto. 

Com a Kharis, por exemplo, é possível criar um pequeno ambiente de grupo pela própria plataforma, fazendo com que todos no grupo assistam a mesma série seguida de um encontro online.


Outra excelente forma de manter esse ambiente de devoção é incentivar a oração diária. Isso pode ser feito através do próprio site. Mas também existe a possibilidade de fazer via WhatsApp, grupo no Facebook ou canal no Telegram. 

3. Missa votiva

Como sabemos, a missa votiva tem um papel central na vida de devoção de um fiel. Como sua origem já indica, essa vocação é um dom para homenagear um Santo ou em favor de alguma causa.

Que seja escolhido o dia do Santo e escolher essa data como referência para todos os meses. A transmissão deve ser online e com espaço para pedidos de oração.

Quer um exemplo? 

No Santuário Nacional de Anchieta é possível todo dia 9 de cada mês celebrar uma missa votiva. Normalmente se é usada a data do falecimento do Santo para esse tipo de devoção, voltada para ser de fato uma homenagem. No caso de São José de Anchieta, o falecimento ocorreu em um 9 de junho. 

Essa devoção pode e deve ser celebrada para reconhecer a coragem e a fé do Santo ou mesmo para lembrarmos de referências de vida cristã. Assim como é a missa em devoção ao Sagrado Coração de Jesus, celebrada sempre na primeira sexta-feira de cada mês.

Use essas celebrações como forma de manter um relacionamento próximo e alcançar até novas pessoas para se tornarem devotos. 

Conclusão

É possível atrair mais pessoas para se desenvolver como devotos em seu santuário mesmo à distância. Nos dias de hoje isso se tornou na realidade até um requisito. Essas ações têm como objetivo levar o santuário para o dia a dia das pessoas.

Futuramente elas irão presencialmente ao santuário e sentirão uma conexão ainda maior com o local e o Santo. Pense nisso na hora de iniciar esse processo de desenvolvimento dos devotos no ambiente digital.

Se precisar de ajuda, nós da Agência Kharis teremos o prazer em ser parceiro do santuário para a criação de ações de comunicação digital. Somos mais que uma empresa, somos pessoas unidas no propósito de ajudar comunidades, paróquias, rádios e empresas católicas em geral a alcançarem resultados através do marketing digital.

Venha conversar com a gente!

Sair da versão mobile