A Jornada do Ouvinte - Como Conquistar Mais Audiência com o Público Digital

Como o Marketing pode ajudar a sua Rádio a engajar mais o seu público e fidelizar novos ouvintes

O Novo Modo de Engajar o seu ouvinte e atrair um público maior.

APROX. 14MIN DE LEITURA

INTRODUÇÃO

Sabemos que em tempos atuais é um grande desafio conquistar um público que tem ficado cada dia mais com sua atenção fragmentada. São muitas opções de conteúdo em vídeos, redes sociais, podcasts, televisão e afins.

E, claro, ainda existe muito espaço para o rádio, porém o esforço para ganhar um aumento na audiência é diferente já que o público está espalhado em diversos canais. Então não faz mais sentido usar a mesma estratégia de engajamento da audiência muito menos as mesmas táticas de atração de novos ouvintes.

É importante entender o seu público. E quando falamos em rádios católicas é importante ir além das paróquias e comunicados padrão. Nesse ebook você vai aprender um pouco mais sobre o público da rádio, o marketing e sua importância, funil de marketing e ações para conquistar e engajar audiência e gerar um aumento de renda.

Vamos juntos nessa jornada?

O público do rádio

Conforme abordamos inicialmente, o rádio tem seu espaço e seus ouvintes. Inclusive, analisando os dados da Kantar IBOPE, houve um crescimento de ouvintes do ano de 2020 para 2021. Segundo o estudo Inside Radio 2021, o aumento foi de 78% de ouvintes para 80% em 13 capitais e regiões metropolitanas.

Isso significa que 4 a cada 5 pessoas ouvem rádio em algum momento do seu dia. Ou seja, existem ótimas oportunidades e públicos ainda não alcançados pela sua rádio católica. Inclusive, quando a gente aumenta o zoom nos dados, percebe-se que a cada 5 ouvintes de rádio, 3 ouvem diariamente, com uma média diária de mais de 4 horas.

E em relação aos locais onde as pessoas estão enquanto ouvem rádio, a maioria absoluta ouve em casa. Porém, a quantidade de pessoas que ouve no carro aumenta de um ano para outro. Veja só:

– Casa (71%)
– Carro (24%)
– Outros lugares (10%)
– Em trajetos (8%)
– Trabalho (2%)

Já pensando nas faixas etárias, são dois grandes grupos que se destacam: pessoas entre 30 e 39 anos e pessoas entre 60 e 69 anos. Isso significa que não necessariamente as pessoas mais velhas são os únicos ouvintes, adultos e jovens adultos também formam um bom público que pode e deve ser explorado para comunicação.

Como lógica de mercado, se há um público maior ouvindo rádio, também há mais anunciantes na rádio. Em 2021 houve um aumento de investimento nessa mídia de 16% sendo que mais de 60% dos anunciantes ou eram novos ou estavam retornando ao rádio.

No geral, as pessoas que ouvem rádio acabam usando como uma companhia em outras tarefas. Seja para lavar louça, limpar a casa, dirigir o carro ou mesmo durante o expediente de trabalho. O rádio ainda é uma excelente mídia e não deve está enfrentando mais queda de audiência.

E se isso está acontecendo, como então aumentar seu público? É agora que entra uma peça fundamental, o marketing.

Marketing e sua importância

Você já deve ter ouvido aquela expressão que diz “a comunicação é alma do negócio”, certo? Bom, isso representa muito o poder do marketing e como ele é importante para determinar o sucesso de um empreendimento, independentemente do seu ramo de atuação.

Mas, explicando um pouco mais o que é marketing de maneira técnica, é o conjunto de ações de comunicação que tem como foco atrair, converter e consolidar o público-alvo. Claro, hoje em dia esse termo se tornou mais abrangente e basicamente toda e qualquer ação de comunicação acaba se entendendo como marketing.

Um bom exemplo é o marketing interno – ou endomarketing – que é focado no público interno de uma corporação. Nesse caso, não há a necessidade da atração e conversão, mas sim do engajamento.

O marketing é também a construção de uma marca, do seu posicionamento, dos seus valores, das crenças e tudo aquilo que faz dela ser conhecida e reconhecida por todos os envolvidos.

Ainda mais quando falamos do ambiente digital, onde inúmeras empresas e marcas estão presentes, é necessário ser reconhecido pelo seu público. E no caso de uma rádio católica, a presença digital se faz ainda mais interessante no dia a dia do fiel. Existe a necessidade de trazer palavras de encorajamento, vida e esperança diariamente. O poder da rádio aliado à transformação digital, é essencial para que a vida em comunidade continue não só na comunhão de domingo, mas também por toda a semana. 

Mas como funciona a atração? Quais são os estágios e gatilhos para alcançar esse público? Como tocar a vida de fiéis chegando de maneira eficiente até eles? É disso que falaremos no próximo capítulo.

Funil de marketing

Você já deve ter usado ou visto um funil, correto? Parece que ele funciona como mágica. É incrível ver como você consegue colocar grande quantidade de um recipiente para o outro até chegar ao resultado final.

Não à toa que esse termo também é conhecido e utilizado no marketing. Afinal de contas existe uma imensidão de público lá fora pronto para ser captado, mas como um formato de funil, nem todos chegarão ao mesmo tempo no destino final e precisamos ter ações e direcionamento específicos até que o público chegue e se converta em um ouvinte da rádio.

Separamos esse funil em 5 partes: atração, conversão, relacionamento, fidelização e ouvinte (análise). Vamos falar de uma a uma. 

Atração

A palavra usada é bem clara na sua intenção. Nós queremos que o público-alvo venha conhecer a rádio. Então é preciso trazer ele até a rádio. Como porta de entrada, não exatamente será feita uma propaganda escancarada, é hora de usar o marketing de conteúdo ao seu favor.

Ter um site otimizado para o Google, usar as redes sociais como forma de geração de conteúdo e relacionamento, blog, campanhas de mídia paga, ação com microinfluenciadores, etc.

É hora de fazer a sua rádio conhecida. O público é mais amplo, com um potencial de impacto um pouco mais baixo. Porém, mesmo sendo mais baixo, as campanhas de marketing digital em geral são bem mais certeiras e eficazes em trazer seu público ao invés de ações mais tradicionais.

Lembre-se, essa pessoa que você deseja atingir ainda não faz ideia de quem é a sua rádio, a ponte de contato vai ser o interesse pela rádio, pela fé e por interesses em comum. Atrair é como se fosse um relacionamento amoroso mesmo. Você não sai pedindo em casamento uma pessoa que viu pela primeira vez na rua.

As palavras aqui são: atenção, aproximação, conhecimento e encantamento. Assim você vai trazer esse público para o seu site, o que chamamos de tráfego.

Agora, avançaremos para a segunda fase: conversão.

Conversão

Bom, uma vez que um potencial ouvinte visitou seu site, você não pode mais perdê-lo de vista. Nessa fase, é hora de transformá-lo num lead, alguém que está próximo de se tornar um ouvinte.

Então é uma fase importante de coleta de dados. Saber de maneira mais próxima quem ele é. Qual seu nome, email, WhatsApp, etc.? E por que saber esses dados? Para manter contato e gerar relacionamento. É este relacionamento que gera a fidelidade e que vai transformar um ouvinte em um contribuinte na rádio.

Mas não tem como pegar o dado pelo dado, você precisa oferecer algo em troca. Um curso, um livro (ebook), uma live, algum evento da sua rádio. A esses formatos, damos o nome de materiais ricos. É uma troca justa e super comum dentro do marketing digital.

Essa parte é importante também para que a pessoa tenha mais contato com sua rádio, sua programação, o que acreditam, como se comunicam. Assim, a pessoa começa a gerar uma maior afinidade com o conteúdo da rádio e isso é essencial para que ela avance de fase no funil. 

 

Relacionamento 

Parabéns! Seu ouvinte avançou duas etapas no funil e está pronto para se relacionar de maneira mais aprofundada com a sua rádio, é hora de conhecer melhor com quem está falando, entender seus hábitos de consumo, passar conteúdos e eventos que enriqueçam a jornada dele.

Canais que passam a ser vitais nessa etapa são: email, WhatsApp, redes sociais, notificação in-push e SMS. O foco aqui é se relacionar, conhecer e ser conhecido. Estreitar laços e começar criar um senso de comunidade.

Lembre-se: um ouvinte só continuará por muito tempo e se tornará contribuinte daquilo que ele acredita e ele só vai acreditar naquilo que conhece. Comunicação é tudo nesta fase. 

Fidelização



Esse ouvinte já está familiarizado com a rádio, já está próximo de suas ações de comunicação. É o momento ideal para chamá-lo a adesão definitiva. Como falamos, o senso de comunidade é algo inato a qualquer ser humano. Todos, sem exceção, querem pertencer a um grupo ou ideal. Mas essa etapa é para os leads que de fato estão interessados.

Um erro muito comum no funil de marketing é tentar forçar leads a passarem de etapa ou pular viradas de chave muito importantes. Isso faz com que muitas oportunidades se percam. Para que um lead se torne ouvinte e um ouvinte se torne contribuinte deve ser respeitado o tempo e as ações devem estar bem sinalizadas para que não haja furo neste funil.

Então, a comunicação aqui é para quem realmente está muito próximo no relacionamento. Criar grupos no WhatsApp ou mesmo canal no Telegram e até mesmo no Facebook são oportunidades para criar a comunidade e eventualmente gerar receitas. 

Ouvinte (análise)

O sucesso só faz sentido se for possível ser mantido. Não existe fórmula pronta. Para continuar acertando, deve analisar. O funil de marketing só estará pronto a partir do momento que essa fase for realizada com sucesso. Aliás, cada etapa precisa ser constantemente revisada e melhorada. Mas a análise é o que vai mostrar, qual é o perfil de ouvinte que se torna um contribuinte, qual é o tempo total da jornada, quem fica mais tempo e outras informações extremamente relevantes.

A gente pode até se enganar, mas os dados sempre serão sinceros. Inclusive, são esses dados que guiam o marketing para as ações mais eficientes e rentáveis.

Ações de marketing para rádio

Agora que entendemos mais sobre a importância do marketing e também sobre um funil de conversão, fica mais simples de desenharmos possíveis ações. Vamos dividir em Inbound e Outbound. Mas antes vamos conhecer o que significa cada um desses termos.

Outbound Marketing

 

  • Geralmente necessitam de maiores investimentos – Custo de Aquisição de Clientes (CAC) elevado;
  • Menos direcionado do que o marketing de entrada;
  • Maior desafio em alcançar as personas e fazê-las responder aos estímulos;
  • O público pode ser menos receptivo a mensagens de saída devido à saturação excessiva.

 

Inbound Marketing 

 

  • Atrai leitores interessados ​na sua instituição
  • Oferta de conteúdos relevantes para o seu público 
  • Resolve as “dores” das personas que sua instituição oferece 
  • Conforme o conteúdo útil é consumido, os membros do público se tornam leads
  • A conquista ocorre por geração de interesse
  • Onde você o vê: sites, blogs, e-books e mídias sociais.


Partindo disso, você tem um horizonte enorme de ações a começar pelo seu site. Aliás, a sua estação de rádio já possui um site? Veja o número de oportunidades que podem ser geradas só nessa ação: 

 

  • Pedido Musical
  • Clube da Fé
  • Promoções
  • Enquetes
  • Espaço Publicitários
  • Plantão/Noticias/News
  • Você Repórter
  • Podcast (Integração com os diversos canais existentes, fm, aplicativo e na programação da rádio)


Também existe espaço para trabalhar:

– Campanhas de mídia paga em Google e Facebook visando alcançar público que não conhece sua rádio mas que tem interesses em comum
– Criação de conteúdo em blogs para informação de assuntos pertinentes ao público e que o levem ao site principal
– Produção de conteúdo em redes sociais desde reels até o abastecimento diário em stories interativos
– Emails tanto para serem trabalhados no funil de marketing como também em campanhas sazonais em datas comemorativas ou grandes eventos
– Ações de relacionamento com ouvintes tanto online (grupos fechados em WhatsApp, Telegram e Facebook) quando presenciais (eventos musicais, encontros com apoiadores e cafés e seminários)
– Materiais ricos para aprofundamento de interesse do ouvinte como, por exemplo, dicas de músicas e livros, como fazer devocional e etc.
– Ações com pequenos influenciadores de comunidades católicas indicando programas da sua rádio


Ou seja, o marketing digital explora inúmeras possibilidades e fica ao seu critério de tempo e investimento quais ações seguir. Nós sempre indicamos trabalhar com uma agência parceira nesse sentido.

As vantagens de utilizar marketing para uma rádio católica

As vantagens em contar com uma estratégia robusta nesse meio são variadas, mas destacamos algumas abaixo:

 

  • Se relacionar com seu público e conhecer a fundo quem são suas personas 
  • Gerar fidelidade com o ouvinte, poder fazer parte do seu dia a dia
  • Construir uma autoridade como marca para firmar parcerias de sucesso
  • Escolher a linguagem e os conteúdos mais adequados conforme os feedbacks recebidos da interatividade do seu público
  • Ter controle dos resultados, poder avaliar ações e melhorar suas táticas 


Estabelecemos pontos importantes do porquê você deve usar o marketing na construção da jornada do ouvinte em uma rádio católica. Essa jornada deve ser seguida de perto não só para construção de um público, mas também como uma ponte de apoio para a fé e um incentivo às boas práticas cristãs no dia a dia.

Como a Agência Kharis vai te ajudar?

Gostamos de nos definir como missionários no continente digital. Em nossa missão, implementamos projetos de marketing digital para Ordens, Congregações e Institutos de Vida Religiosas e Novas Comunidades.

 

Criamos sobretudo Jornadas do Ouvinte, uma série de conteúdos que vai te ajudar a conquistar resultados reais, alcançar mais pessoas através da sua rádio e estender isso até criar uma comunidade forte e unida num mesmo propósito.

 

Utilizamos a tecnologia de ponta para conectar os ouvintes através do funil de marketing. Mostramos aos ouvintes sua rádio de maneira interativa, atraente, disponível e funcional. Dessa maneira, sua programação poderá abençoar e trazer as boas novas para mais vidas. 

 

Estamos à disposição daqueles que conseguem enxergar a possibilidade de propagar sua fé e seu trabalho para o mundo inteiro através do marketing digital.

 

Entre em contato conosco! Será uma honra trabalhar com você!