
Aprenda como estratégias de marketing educacional podem transformar sua instituição. Descubra como utilizar mídias sociais, marketing digital, vídeos e avaliações de alunos para atrair e engajar futuros alunos de forma eficaz.
A internet transformou de maneira irreversível a forma como instituições educacionais e futuros alunos se conectam, desenvolvem relações e tomam decisões. Os tempos em que as escolas podiam contar apenas com a reputação ou o boca a boca para atrair interesse ficaram no passado.
Hoje, a maioria das instituições precisa adotar ferramentas e práticas de marketing comuns em outras indústrias. O público atual, conectado à tecnologia, espera conteúdo direcionado às suas necessidades e interesses, forçando escolas e educadores a desenvolverem estratégias de marketing modernas ou correrem o risco de ficarem irrelevantes.
Quando bem implementadas, as estratégias de marketing educacional fornecem às instituições e marcas de e-learning uma poderosa ferramenta para atrair e envolver seu público. Isso resulta em maior interesse entre os alunos e aumento nas matrículas. Os alunos também se beneficiam ao acessar conteúdos que os auxiliam na escolha educacional mais adequada.
Conecte-se com seu público-alvo através das mídias sociais
As mídias sociais são uma parte vital do seu arsenal de marketing digital. Elas são únicas entre suas estratégias de marketing educacional, pois são usadas regularmente por pais e alunos para pesquisar, conectar-se e aprender sobre escolas e instituições. Atualmente, existem aproximadamente 4,59 bilhões de usuários de mídias sociais globalmente, cerca de 42% da população.
Portanto, é essencial que sua instituição educacional, aplicativo ou material didático online tenha uma presença ativa em plataformas populares como Facebook, Instagram, TikTok e X (anteriormente Twitter). Essas plataformas não apenas oferecem acesso ao seu público, mas também fornecem dados valiosos que podem ajudar você a entender as preferências desse público, refinando sua mensagem e estratégia social.
Integre o marketing digital aos seus esforços de divulgação
Vivemos em um mundo digital, e isso não é diferente no setor educacional. À medida que as estratégias tradicionais de marketing perdem relevância entre os públicos mais jovens, os profissionais de marketing educacional estão se voltando para canais digitais para alcançar os alunos. Isso faz do marketing digital um componente indispensável de qualquer esforço de marketing bem-sucedido.
Os métodos de marketing digital incluem desde seu site e mídias sociais até pesquisa paga e e-mail. Cada um tem seus benefícios únicos, e usar uma combinação deles é uma abordagem sólida. Entre as vantagens do marketing digital está a segmentação que ele oferece, resultando em maiores taxas de resposta e cliques para suas campanhas. Ele também fornece métricas de desempenho que podem ser usadas para aprimorar suas estratégias.
Desenvolva sites educacionais otimizados para dispositivos móveis
Nossos dispositivos móveis são usados para uma variedade de tarefas, desde acessar redes sociais até realizar transações bancárias. Crescentemente, as pessoas também os utilizam para pesquisar escolas ou aplicativos educacionais. Portanto, é vital que seu site seja responsivo e ofereça uma experiência de usuário agradável para aqueles que acessam seu conteúdo via smartphones ou tablets.
Compatível com dispositivos móveis significa que sua página deve carregar em no máximo 3 segundos, representar sua marca com precisão, ter conteúdo significativo e fácil de ler, além de todos os links e elementos de navegação serem facilmente clicáveis. Se você não tem certeza se seu site é compatível, utilize o Teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google.
Produza e distribua conteúdo em vídeo
Se o conteúdo é rei, o vídeo é um membro da realeza. O vídeo é uma das formas mais eficazes de atrair públicos online, oferecendo um retorno significativo sobre o investimento. Não é surpresa que 91% das empresas relatem usar o vídeo como uma ferramenta de marketing em 2023.
A versatilidade do vídeo é outra razão para sua popularidade entre os profissionais de marketing. Dependendo das suas necessidades e do interesse do seu público, você pode criar vídeos de demonstração educacional, vídeos de marca, tutoriais, depoimentos de clientes, webinars e vídeos de eventos ao vivo. Utilize os dados de desempenho que você recebe — como visualização média, taxa de conclusão e crescimento de assinantes — para ajustar e melhorar sua estratégia de vídeo educacional.
Permita e monitore as avaliações dos alunos sobre a instituição
Em 2022, 76% dos consumidores afirmaram ler regularmente avaliações online de empresas locais. Mais de 50% disseram ler pelo menos 4 avaliações antes de decidir comprar um produto. Em suma, as opiniões de outros consumidores são uma parte importante do nosso processo de tomada de decisão.
Esses mesmos hábitos de pesquisa são verdadeiros no setor educacional, o que reforça a necessidade de disponibilizar avaliações de alunos. Incentive os alunos a deixarem avaliações online e torne o processo o mais simples possível. Para construir confiança com seu público, responda rapidamente às avaliações online e trate as críticas negativas com sensibilidade. Você pode reutilizar as avaliações positivas incorporando-as em seu site e em outros materiais de marketing.
Desenvolva e lance campanhas de marketing por e-mail
Não há maneira mais direta de se comunicar com seu público do que por e-mail. O marketing por e-mail é uma forma popular e econômica de entregar conteúdo importante diretamente para seus alunos ou clientes. Além disso, você pode personalizar seu alcance, segmentando seu público para garantir que o material seja relevante e oportuno para cada grupo.
O e-mail também oferece opções úteis de automação e agendamento, permitindo criar campanhas de nutrição compostas por e-mails enviados em um cronograma definido. O foco do conteúdo dependerá de seus objetivos e público. Você pode querer promover outros conteúdos, como blogs, webinars ou vídeos instrutivos. O sucesso dessas campanhas dependerá da criação de linhas de assunto atraentes e da entrega confiável de informações úteis.
Personalize conteúdo relevante para seu público
Está bem estabelecido que o conteúdo personalizado gera os melhores resultados entre a maioria dos públicos. No marketing educacional, considere segmentar seus públicos e criar personas para cada grupo que capturem detalhes demográficos relevantes. Você pode usar essas informações para personalizar a criação e distribuição de conteúdo para cada segmento.
Por exemplo, vídeos curtos para redes sociais podem ser mais eficazes para novos alunos, enquanto artigos mais longos no LinkedIn podem ser mais adequados para públicos corporativos. Ao avaliar essas opções, lembre-se de que uma mistura de formatos e plataformas geralmente é a melhor abordagem, proporcionando vários pontos de contato para engajar seu público.
Use dados para tomar decisões informadas
Dados e análises transformaram a maneira como nos envolvemos, vendemos e compramos. Os profissionais de marketing educacional estão utilizando o poder dos dados para revolucionar o mercado educacional. Insights baseados em dados permitem que as instituições melhorem a tomada de decisões, monitorem indicadores-chave de desempenho (KPIs), meçam a eficácia das campanhas e compreendam melhor seu público.
Entre os maiores benefícios dos dados está a capacidade de usar inteligência aprimorada para desenvolver conteúdo de marketing personalizado que ressoe com seu público-alvo. Caminhos de aprendizagem personalizados também são possíveis, baseados nas necessidades e interesses do público, permitindo conexões mais significativas com alunos e usuários e melhores resultados nas estratégias de marketing educacional.