Ícone do site Agência Kharis

Como atrair mais devotos para sua comunidade em 5 passos simples

A Igreja Católica existe há milênios. Cremos que Deus capacita seu povo para continuar se reunindo como irmãos e crescendo na benção que é uma vida vivida em comunidade. E durante toda a história, a igreja sofreu com perseguições, com tragédias, com pandemias, com toda a sorte de acontecimento e se manteve firme.



Como diz no evangelho de Mateus: 

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 18,16)

Ou seja, nós temos a fé que jamais a vida em comunidade será perdida. Porém, de tempos em tempos somos desafiados e percebemos que as pessoas não estão frequentando muito a igreja ou mesmo estão se afastando da vida em comunidade.

Em tempos assim, a igreja pode e deve se renovar, falar a linguagem da era atual e se conectar mais com as pessoas. Se nenhum homem é uma ilha, como diz o poeta, a igreja muito menos. Não podemos nos isolar ou mesmo isolar os devotos.

Se você está percebendo isso acontecer na sua paróquia, trazemos 5 passos para atrair mais devotos. 

Devotos são preciosos e uma benção do Senhor

Aprendemos na parábola da ovelha perdida que ele deixa as 99 ovelhas no aprisco para resgatar apenas uma (Lc 15,1-7).

Ou seja, cada vida importa. Quando falamos em atrair mais devotos, muitos acabam pensando em multidões. Claro, isso é muito bom e agrada a Deus também. Mas o ensinamento do nosso Senhor Jesus mostra que apenas uma ovelha desgarrada é importante e que devemos nos esforçar para resgatá-la. Então sempre pense nisso em toda ação que fizer em sua comunidade e também ao realizar alguns dos passos abaixo. 

Passo 1: fale a língua dos homens 

Estamos vivendo no Brasil de 2022. Como as pessoas comuns estão vivendo? O que elas consomem? Como são suas rotinas? Quais são as dores e angústias vividas neste tempo?

Não adianta falar de Deus numa linguagem que os homens não entendam. É importante se fazer entendido. Veja o exemplo do apóstolo Paulo. Ele era grego, tinha cidadania romana, conhecia da cultura e da vida daquela sociedade. Ele tinha acesso às pessoas, pois entendia como elas viviam e pensavam.

Isso é muito importante para conseguir se aproximar e se relacionar com as pessoas ao seu redor e assim atrair mais devotos. 

Passo 2: senso de comunidade

Uma boa forma de atrair mais devotos é através daquilo que a igreja faz ao seu redor. É importante trazer à consciência de todos que o papel da igreja é tocar os de fora, não apenas ser um grupo fechado.

Então convide os fiéis a participarem da obra. Faça ações de evangelização, acolha as pessoas, deixe a manutenção e o acabamento da instituição em dia, comunique o que faz para o mundo e não deixe de praticar obras sociais.

Seja luz para o mundo e permita que os devotos vejam esse brilho. 

Passo 3: sempre preste contas

Infelizmente muitas pessoas se afastam da comunidade por não entenderem o que está sendo feito ou não sentir que há transparência dos envolvidos.

Por isso, sempre apresente os resultados de qualquer ação, por menor que seja. Não deixe margem para dúvidas, tenha uma conduta irrepreensível perante a todos. Isso pode não parecer uma ação de atração de devotos, mas é.

Uma igreja bem vista e transparente, passa confiança para mais pessoas e atrai mais visitantes. 

Passo 4: monte uma boa equipe de acolhimento

Se alguém estiver visitando o seu santuário, precisa se sentir bem recebido. Nesse sentido é essencial ter uma equipe dedicada para todo esse processo.

Então monte um time para acolhimento, recepção e integração dos visitantes. Não é tão complexo quanto parece e ações são de fácil execução. O que deve ter em mente é uma sincronia e um coração disposto a servir ao Reino.

Veja algumas das nossas dicas:

Passo 5: colete o máximo de informações

A gente já falou um pouco disso ali acima. Mas é importante frisar o quanto todo o esforço não pode ser perdido agora. Se você atraiu novos devotos, eles não podem ir embora sem que alguém do time tenha coletado as informações necessárias para um novo contato.

Para agilizar e facilitar o processo de cadastro, pense em digitalizar essa parte, vai ajudar e muito na hora de coletar dados de muitas pessoas.

Nessa perspectiva, um sistema de software abrangente do Santuário pode conectar dados e membros e auxiliar os Santuários a encontrarem oportunidades de ministério para fazer cada pessoa se sentir mais valorizada e importante.

Conclusão

Entendemos que todo e qualquer esforço em nome do Reino de Deus é válido, mas também quanto mais usamos a sabedoria e permitimos outras ferramentas nos ajudarem na tarefa, os resultados podem ser ainda melhores. 


Conte com a nossa parceria também!

Nós, da Kharis, somos uma empresa de marketing digital para Evangelização, especializada na área católica. Estamos dispostos a fazer uma parceria com a sua instituição religiosa para ter resultados reais e que vão te ajudar nessa tarefa. 

Faz sentido para você? Então acesse agora mesmo no site e vamos conversar.

Sair da versão mobile