10 Dicas de Marketing para explodir a audiência da sua Rádio

Potencialize os seus resultados e melhore o engajamento do seu público.

Potencialize os seus resultados e melhore o engajamento do seu
público.

ÚLTIMA REVISÃO: JUL 2022

APROX. 14MIN DE LEITURA

INTRODUÇÃO

Esse E book foi feito para quem quer aumentar a audiência o engajamento de sua rádio católica.

Nós o preparamos para te ajudar a evangelizar e a propagar a mensagem católica num mundo novo e dinâmico, que é o mundo digital.

Vamos te entregar dicas que te ajudarão nesse processo. Ao ler, tente imaginar as modificações sendo aplicadas no seu projeto e anote o que for necessário. Concretize tudo o que puder e que achar interessante.

É imprescindível que você coloque tudo em prática, adaptado da melhor forma possível para a sua rádio.

E não se esqueça que poderá sempre voltar a este E book para consultar. Será o seu consultor para o sucesso, sempre disponível para você lembrar o que precisa fazer e/ou tirar seus insights.

Boa leitura!

1. CONHEÇA O SEU OUVINTE

Tão importante quanto ter um bom conteúdo, é saber quem gosta dele. Às vezes achamos que a qualidade do conteúdo basta, sem saber quem estaria interessado nele, e isso é um erro gravíssimo. Conhecer o seu público-alvo é essencial para saber onde buscá-lo e também a melhor forma de falar com ele. Mesmo sendo uma rádio católica, há diferentes tipos de pessoas que estariam interessadas ou não.

Por exemplo: A comunicação com um ouvinte católico tradicional é uma, e a comunicação com católicos mais carismáticos é outra. Músicas diferentes atraem cada um, modos de falar e assuntos. Saber com quem você está falando vai te permitir se comunicar corretamente e assim criar uma relação melhor com o público. E a relação que você tem com o seu público dita a longevidade da sua rádio.

Por isso, delimite bem com quem você pretende falar e quem se servirá melhor do seu conteúdo. Assim você evita falar com quem irá te ignorar e atrai o público que gosta do seu conteúdo. Você pode fazer isso criando uma Persona – colete dados do ouvinte, faça perguntas a ele e vá estruturando um “personagem” que tem os desejos, medos e hábitos que o seu ouvinte tem.

Com essa Persona católica formada, você direciona a sua comunicação e conteúdo a ela, como se fosse uma pessoa real. O resultado é que pessoas com aquelas características que você usou para formular a persona serão atraídas pelo seu conteúdo, como se você estivesse falando diretamente com elas, pois já sabe o que elas querem(e o que não querem).

2. APAREÇA ONDE AS PESSOAS ESTÃO OLHANDO

Não fique só na Rádio. Um ponto essencial para gerar mais audiência e propagar a sua Rádio Católica é ir além dela e ter uma presença firme em outras mídias. Aqui estão inclusas redes sociais, blogs e literalmente qualquer outro lugar em que você possa aparecer online. Você pode fazer isso sem gastos. A única coisa que precisará é reservar um tempo para se dedicar a isso, ou delegar para alguém que cuide das suas redes por você – se o seu orçamento permitir.

O brasileiro passa em média na internet 10h08min por dia na internet com trabalho ou lazer, então é um erro grave ignorar a internet como meio – principal meio, talvez – de captação de novos ouvintes. É na internet que as pessoas estão. E é lá que você deve estar também.

  1. Então, crie o perfil da sua rádio no Instagram, Facebook, Youtube, Twitter, e onde mais a sua persona estiver.
  2. Analise os dados da persona que você formulou e veja onde ela passa a maior parte do tempo. Quais são os sites e/ou redes sociais que ela mais utiliza. É ali que a sua rádio deve aparecer, seja como um conteúdo feito para aquela mídia ou como divulgação da rádio.

3. MARKETING DE CONTEÚDO

Você pode criar conteúdo para outras mídias. Principalmente para as redes sociais da sua rádio. Criar um conteúdo de valor em outra mídia para trazer o ouvinte para a rádio é infinitamente melhor do que simplesmente expor que tem uma rádio e esperar que as pessoas sintam o desejo de conhecê-la. Se você deixa de entregar valor na rede, é muito provável que as pessoas te ignorem, ou pior: achem que o seu conteúdo inteiro não tem valor.

E criar conteúdos para outras mídias não é difícil. Há uma fonte constante de conteúdos que você pode usar para criar posts e até mesmo produtos se souber utilizar bem. E essa fonte é a sua própria rádio.

Aposto que, se você quiser, pode tirar dezenas de conteúdos de uma única programação se você quiser.

Além disso, você pode usar datas especiais – festas do calendário Litúrgico ou qualquer outro evento – para criar seus conteúdos. As pessoas costumam se engajar mais e melhor nessas ocasiões.

Pode parecer um pouco trabalhoso, mas depois que você alinha isso tudo, fica simples. E não se esqueça de em cada conteúdo deixar uma chamada no final para a rádio, que é a fonte principal de tudo o que as pessoas estarão vendo e gostando ali.

4. CANAL NO YOUTUBE

Mais uma ótima forma de você utilizar o seu próprio conteúdo é levá-lo ao Youtube. Ele é o segundo maior buscador da internet, ficando atrás somente do Google. Então é fácil imaginar a vantagem de estar presente nesta plataforma.

No Youtube, você pode até mesmo transmitir ao vivo as suas programações, realizar cortes(seja de vídeos ou somente de áudio) e publicar lá para pescar mais ouvintes.

Essa sintonia entre rádio e Youtube funciona tão bem que os podcasts explodiram recentemente justamente por causa dessas transmissões em vídeo e cortes dos programas realizados.

E claro, você pode criar conteúdo próprio para o Youtube, sem reutilizar o conteúdo da rádio. O que é recomendável é que você pelo menos mencione frequentemente a rádio, chamando as pessoas para ouvi-la.

Aqui você estará praticamente em casa. Sua comunicação e conteúdo desenvolvido na rádio te darão uma vantagem ao ingressar nessa plataforma. E além disso, você tem contato direto com os ouvintes através dos comentários e chat de lives, te permitindo ter uma maior proximidade com seu público e conseguirá entendê-lo melhor.

5. Investir em Equipamentos

Essa é uma regra universal para qualquer rádio, católica ou não. Mas é importante reforçarmos aquilo que é essencial.

 

O Marketing nem sempre é sobre “o quê” você diz, mas sempre estará atrelado ao “como” você diz. O “como” é o que diferencia um conteúdo do outro. O que uma rádio católica busca é levar a mesma mensagem de quase 2 mil anos atrás, mas de uma forma diferente. Trabalhar o “como” ajuda sua rede a crescer e sua rádio a ter mais ouvintes. E no fim, ajuda a evangelizar mais e mais pessoas.

 

É por isso que a qualidade técnica da sua rádio deve estar sempre como uma prioridade de melhora. Claro que nem sempre nosso orçamento nos permite investir nos equipamentos de ponta e mais caros, mas também não podemos deixar isso de lado. Quando houver uma possibilidade, invista na melhoria do seu studio.

 

Faça Cristo ser bem ouvido por cada um que passar pela sua rádio.

6. Estabeleça a sua Linha Editorial

Se você ainda não tem uma linha editorial bem definida, chegou a hora de resolver isso. E o ideal é que você tenha pelo menos mais três, e já vou te explicar o porquê. Assim como a Persona Católica varia e deve ser bem definida, a sua Linha Editorial Católica também.

 

Linha Editorial é o tema abordado em sua produção de conteúdo. Como eu disse, é essencial que sua rádio tenha perfis em redes sociais e seu próprio website. Nestas plataformas, você publicará seu conteúdo. Mas como saber o que publicar? Acredite, opções de mais são um empecilho, mais atrapalham do que ajudam. Então o que você precisa é limitar os seus assuntos. Escolha um tema e estabeleça ele como sua prioridade, é o que aparecerá constantemente no seu conteúdo.

 

Dentro do catolicismo você pode escolher seu tema principal – ele será a sua Linha Principal.

Além da Linha Principal, você pode escolher mais duas ou três Linhas Adicionais. O motivo de usar Linhas Adicionais é não deixar o seu conteúdo enfadonho e repetitivo.

Exemplo de Linhas para Rádio Católica:

 

– Linha Principal: A própria programação da Rádio e os conteúdos derivados dela.

– Linha Adicional 1: Evangelho do dia e comentários sobre o texto

– Linha Adicional 2: Resenhas e recomendações de livros

– Linha Adicional 3: Memes e conteúdo de humor (dentro do tema)

 

Crie a sua linha com base no seu público-alvo, na sua persona e no nicho da sua rádio. O exemplo é apenas para te mostrar como se organizar. O que você colocará só faz sentido se considerar estes itens que mencionei acima.

7. SE RELACIONAR AO VIVO COM OS ESPECTADORES

Essa dica é sobre PROXIMIDADE. O seu ouvinte está te assistindo e pode falar diretamente com você através de chat ou alguma outra ferramenta? Ótimo, interaja com ele. Peça para os ouvintes compartilharem que estão ouvindo a rádio e, em troca, mencione eles nos programas. Essa relação é importantíssima, porque faz com que ele se sinta parte da rádio. Ele não está apenas ouvindo, mas também participando.

Nós estamos naturalmente buscando grupos para fazer parte. Nós desejamos fazer parte de algo ao mesmo tempo que queremos que isso nos diferencie de todo o resto.

Ao manter esse relacionamento próximo com o público, ele sente que faz parte de cada conquista, cada novidade e qualquer coisa boa que surgir. Por isso é interessante fazer uma oração e pedir para o público acompanhar ao vivo. Poucas coisas dão mais sentido de proximidade do que isso.

 

E ao fidelizar e manter próximo o seu ouvinte, mais ele poderá trazer e mais pessoas conhecerão aquilo que você está transmitindo.

8. FICAR DE OLHO NAS MÉTRICAS

Isso muda tudo. Se você ainda não usa nenhuma ferramenta para avaliar o desempenho da sua rádio, não sabe quantas pessoas estão ouvindo, quantas pararam de ouvir ou quantas começaram, é melhor correr atrás disso. Sem saber como o conteúdo implementado está sendo recebido pelo público, você fica vagando no escuro. Pode até ser que dê sorte e ganhe alguns ouvintes, mas acredite: eles não ficarão para sempre.

Você deve avaliar como cada mudança foi recebida, o quanto suas estratégias de marketing estão sendo eficazes. Sabendo isso, você sabe se deve fazer mudanças ou não.

Dois bons medidores para avaliar como a rádio está se saindo são os seguintes:

 

  •  Índice de engajamento em programas ao vivo.
  •  Índice de influência em redes sociais.

 

Passe alguns dias ou semanas avaliando esses dois índices e aplicando as regras que viu aqui.

9. NÃO DEIXE O SEU PÚBLICO FALANDO SOZINHO

Pegue todas as regras, e potencialize cada uma com isso aqui.

 

Conversar com o seu público – constantemente – te fará conhecê-lo, saber que conteúdo criar, trará um melhor relacionamento entre sua rádio e ele, te ajudará a saber como organizar o conteúdo, etc. Ou seja, essa é a chave que abrirá as portas de todo o resto.

 

Esteja presente nas redes sociais fazendo as seguintes coisas:


– Responda, se possível, todos os comentários e directs que receber. O ouvinte que for respondido por você fica mais encorajado em seguir te acompanhando e participando

– Faça enquetes para saber o que o público gostaria de ver.

– Leve para a sua programação as discussões e ideias que seu público estiver gerando.

– Crie eventos em datas específicas e vá aquecendo o público até o dia.

– Se possível, traga ouvintes ao vivo para participar dos programas.

 

O importante é entender o seguinte: a relação do seu ouvinte com a sua rádio não é um simples consumo de um produto, é uma história. É a história dele com sua rádio, com a transformação que a sua rádio pode gerar na vida daquela pessoa.

 

Essa história é contada a partir do relacionamento que você vai criando com o seu ouvinte. Cada programa, resposta e interação é uma linha dessa história.

10. PERSISTA

Aqui está o coração do seu trabalho. A dica é universal e necessária. Com as dicas que passamos aqui, você conseguirá ter um norte para melhorar o seu trabalho constantemente.

 

Mas claro que às vezes o processo pode nos desanimar. Mas você não pode deixar isso te desanimar. Se você acredita no seu trabalho e na missão da sua rádio católica, não tem porque desistir. A tentação pode vir, mas quanto mais você procurar melhorar o seu conteúdo e focar na sua missão, mais força você terá para resistir a este obstáculo.

 

Às vezes o processo será mais lento; às vezes mais rápido. Mas lembre-se: um trabalho bem feito que cresce aos poucos é muito mais valioso do que um mau feito que cresce rápido. O segundo cairá na mesma velocidade que subiu; o primeiro terá longevidade.

CONCLUSÃO

Gostou das dicas? Saiba que elas são apenas o começo. O próximo passo é botar tudo em prática, sempre adaptando da melhor forma para ajudar a sua rádio católica.

 

O objetivo de toda estratégia de marketing é potencializar os resultados que podemos ter. Ou seja, melhorar o que já é bom e aumentar em quantidade e velocidade o retorno do público. Se você aplicar bem tudo o que foi dito aqui, tenho certeza que se sairá melhor do que a concorrência.

 

Mas eu ainda tenho mais uma dica…

 

Sabe o que vai acelerar e potencializar ainda mais os resultados de tudo o que foi falado aqui? Eu te digo: Ter alguém cuidando disso tudo para você. Assim você terá ainda mais tempo para trabalhar nos seus programas e em qualquer outra coisa que quiser.

 

E melhor do que simplesmente “alguém”, você pode ter alguém qualificado e que tenha a mesma visão trabalhando diariamente para aumentar o seu público e fazer a sua rádio decolar.

 

Foi com esse propósito que criamos a Kharis, uma agência de Marketing católica focada na criação de projetos digitais de alta qualidade orientados para a Evangelização. A Kharis não é apenas uma empresa de marketing, mas é uma empresa católica que segue e trabalha em prol dos mesmos valores que você tem.

 

Nossa missão é oferecer aos católicos plataformas e serviços web de alta qualidade. Nós trabalhamos desde a ideia até a produção do conteúdo, garantindo que o cliente tenha a melhor experiência possível.

 

Tudo o que foi orientado aqui é especialidade nossa, e nossos clientes reconhecem a diferença na qualidade e velocidade de entrega que podemos produzir. E é exatamente esse avanço que queremos oferecer a você.

 

Se quiser saber como poderíamos te ajudar a explodir a sua audiência e aumentar o resultado do seu projeto,agende uma Consultoria Grátis através das nossas redes abaixo.

 

Estamos prontos para te ajudar nessa jornada.

 

Abraço!