Evangelização católica em um mundo digital

Por Francarlos Nascimento

Onde está o seu apostolado?

O apostolado católico parte das palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo aos onze apóstolos: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. E onde estão as criaturas hoje? Onde as pessoas estão para que possam ouvir o que você tem a dizer? Essa é a pergunta fundamental para um apostolado eficiente nos dias de hoje. Sem saber onde estão aqueles aos quais levaremos a Boa Nova, ficamos vagando no escuro e falando com as paredes. É preciso estar onde as pessoas estão, ganhando sua atenção e engajando-os de forma a pregar-lhes o Evangelho.

Um estudo divulgado pela plataforma Cupom Válido, com base nos dados da Hootsuite e WeAreSocial, revelou que, no Brasil, o tempo gasto na internet com trabalho ou lazer é em média 10h08min por dia. Ou seja, usamos a maior parte do nosso tempo acordado na internet.

É no mundo digital que socializamos, estudamos, nos entretemos e trabalhamos. E a tendência é que isso aumente. Se é no mundo digital que as pessoas estão “vivendo”, é nele mesmo que devemos pregar o Evangelho, seja de forma direta ou indireta. Estaremos navegando num mar diferente, mas seguiremos pescando almas. Pois a mensagem permanece, é apenas os meios que mudam.

E o melhor de tudo isso é o alcance que a internet pode trazer de graça ou com baixíssimo investimento comparado ao que seria necessário fora dela. Você pode criar conteúdos para formar um público na Fé Católica, criar serviços, clubes, cursos, podcasts, eventos e o que mais conseguir, atraindo dezenas, centenas ou milhares de pessoas, pois pela internet é muito mais fácil de acessar, não gasta energia ou (tanto) tempo.

Algumas estratégias de conteúdo são as seguintes:

  • Aproveitar assuntos atuais e explorá-los com uma perspectiva católica;
  • Analisar e divulgar filmes com temas cristãos(não necessariamente filmes religiosos);
  • Recomendar leituras;
  • Usar o story do Instagram para tirar dúvidas do seu público sobre os temas que você aborda;
  • Organizar encontros on-line para oração(uma boa é escolher dias e horários para reunir pessoas para rezar o Terço);
  • Esclarecer em posts algum ponto da Doutrina, da história da Igreja, etc.

Enfim, há uma infinidade de conteúdo que pode ser feito, o limite quem dará é apenas você. E o seu maior aliado para conquistar mais pessoas é o marketing digital. Entendendo o necessário, você consegue engajar mais as pessoas, atrair mais público e vender seu conteúdo de uma forma mais eficaz.

E é por isso que a Agência Kharis existe, para ajudar os católicos que precisam de ajuda para evangelizar através da internet. A agência acredita que a inovação deve estar alinhada com a tradição, e não separada. Como eu disse acima, o mundo em que vivemos hoje – pelo menos na maior parte do tempo – é o digital, e a Igreja não pode estar afastada dele. Uma agência como a Kharis pode potencializar os resultados de quem quer tocar mais pessoas com a internet, pois é focada no público católico e nesse propósito. Quanto mais pessoas alcançarmos, mais pessoas estarão unidas a Cristo e à Santa Igreja.

Quer otimizar os seus resultados alcançando mais pessoas?

Clique no link abaixo e fale com um dos nossos especialistas.

Compartilhe:

Digite seus dados abaixo