Evangelização criativa: como usar a tecnologia a seu favor em apenas 3 passos

Evangelização criativa: como usar a tecnologia a seu favor em apenas 3 passos

A Evangelização é uma das ordenanças do Senhor para a sua Igreja: Ide e fazei discípulos por todas as nações (Mt 28:19). Porém, com o passar dos anos e a evolução da sociedade como um todo, entendemos que a forma como apresentamos o Evangelho às pessoas deve estar mais próximo de sua linguagem. Com isso, a Evangelização Criativa se tornou uma boa ferramenta.

Mas em meio a toda discussão sobre se adaptar aos novos tempos e em conjunto manter a essência e a espiritualidade devida. Como fazer a evangelização em meios tão tecnológicos ou ainda, esses espaços devem ser usados em nome da fé? A resposta é sim. Agora como fazer isso e trazer mais pessoas para conhecer a pessoa de Jesus, essa vai ser a resposta deste artigo.

Vamos juntos nessa leitura?  

A importância da Evangelização


Antes de qualquer coisa, acreditamos ser imprescindível falar mais sobre a importância da Evangelização, principalmente nos dias de hoje. Num mundo cheio de dúvidas, medos, inseguranças, guerras, discórdias e conflitos sem fim, precisamos ser uma luz na vida das pessoas.

A bíblia é bem clara com relação a esse tema, como vemos no Evangelho de São Marcos:

Ide e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16:15)

E também na primeira carta aos Coríntios de São Paulo:

Ai de mim, se não anunciar o Evangelho!” (1Cor 9:16)

Ou seja, existe um comissionamento do Senhor para que a sua Igreja continue a espalhar as boas novas. Aliás, sabia que a palavra “evangelização” vem do grego “boa notícia”. O mundo precisa de boas notícias nos tempos atuais e nós não podemos nos esconder diante dessa verdade.

Com o passar dos anos e com a dinâmica das vidas ficando cada vez mais acelerada, a Evangelização não tinha mais uma aceitação da maneira como era anteriormente. Seja por tempo ou por outras questões, a Igreja precisava mudar um pouco os rumos.

Então surge o que chamamos de Evangelização Criativa. 

O que é Evangelização Criativa?

Entendendo que Evangelização é anunciar as boas notícias, esse conceito é fazer isso usando novas formas de comunicar, dispondo das demandas da comunidade e impulsionando essa forma a fim de atrair, conquistar e enviar novos irmãos e irmãs para a Santa Obra do Senhor.

E os meios são os mais variados. A palavra de ordem aqui é: inovação. Mas sempre se lembre que inovação não é o oposto de essência. Existe valores dos quais a Igreja jamais deve negociar, mesmo que isso trouxesse uma multidão de pessoas.

O fato é que é possível ser criativo e envolvente ao falar do Evangelho. O próprio Jesus soube usar isso enquanto esteve em terra, já que usou muitas histórias (parábolas) para anunciar o Reino.

Então, nada mais natural que a gente possa fazer isso. Seja através de músicas, de histórias, de jogos, livros, clubes, esportes, associações, ir às ruas, nas faculdades e escolas, ser ousado naquilo que fomos chamados desde o princípio.

E uma coisa é verdade: se queremos alcançar as novas gerações precisamos da Evangelização Criativa. E mais, precisamos dispor dos meios que temos em nossas mãos. O principal deles é a tecnologia.

Vamos falar mais sobre isso? 

Qual o papel da tecnologia na evangelização?

Então aprendemos que a Evangelização precisa se comunicar na linguagem deste época e esta época está completamente inserida num contexto tecnológico. Não é hora da Igreja fugir da tecnologia como se ela fosse o mal em si. Sim, eventualmente podem existir abusos, mas também temos que ver o quanto ela é positiva.

Por exemplo, missas online tocaram a vida de milhares de pessoas durante os tempos mais difíceis da pandemia. E não só as missas, mas grupos de oração online, pedidos por intercessão, mensagens curtas nas redes sociais. Tudo isso foi de papel importantíssimo na vida de muitos. Então realmente o papel da tecnologia é essencial para a Evangelização.

Não podemos negar os bons frutos que temos colhido desse avanço e fechar os olhos agora e não mais imergir em técnicas para evangelizar neste tempo, não pode ser nossa opção.

Porém, a Evangelização online tem demandado usar novos métodos para evangelizar e fazer a Palavra de Deus ecoar mais longe. E é aí que entra a Evangelização Criativa com o uso da tecnologia.

Vamos ver como fazer isso em três passos simples. 

Evangelização Criativa e tecnologia


Então como usar a tecnologia, você deve estar pensando? Bom, primeiro vamos colocar a imensidão de canais e formas de falar que temos atualmente só para te dar um cenário:


  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook 
  • WhatsApp
  • Blogs
  • Site
  • TikTok
  • Email 
  • Telegram
  • Pinterest 
  • Twitter 
  • Cursos online
  • Lives 
  • E-books 
  • SMS
  • Push notification
  • Google 
  • Newsletters 
  • Comunidades digitais 
  • Etc. 


Tem muitas formas de se comunicar, então não há motivos para não estarmos inseridos com as pessoas nos dias de hoje. Então vamos ver 3 passos simples que podem inserir essa cultura na sua comunidade. 

Passo 1: redes sociais 


Muitos dos canais que falamos acima são redes sociais e não dá para ficar de fora. Mas também não é somente usar as redes sociais como uma vitrine. Lá é lugar de relacionamento. Veja algumas ideias que você pode usar em diversas redes:


  • Publicar curiosidades históricas da Igreja Católica
  • Postar caixa de perguntas sobre temas atuais 
  • Usar a caixa de mensagens como uma forma de conversa e Evangelização
  • Repostar pessoas que marquem o perfil da sua comunidade
  • Compartilhar palavra da semana 
  • Deixar caixa de perguntas para pedidos de oração 
  • Fazer lives em datas especiais ou com temas definidos 


Esses passos são simples mas causam impacto. Se você não possui nenhuma rede social, aconselhamos começar com as principais: Instagram e Facebook. Depois que estiver mais acostumado, pode partir para outras, como o emergente TikTok. 

Passo 2: vídeos 


Sim, a produção de vídeos é algo que impacta muito as pessoas. Claro que nada substitui o contato pessoal e também as boas leituras que temos. Mas em tempos ágeis e modernos, precisamos nos comunicar de maneira dinâmica.

Aí entram vídeos curtos ou mesmo as missas e celebrações online. Aqui tem um terreno fértil e poderia muito bem investir em canais como o YouTube e em sequência o TitkTok. Vale comunicar o Evangelho, produzir mini vídeos do dia a dia da comunidade, testemunhos de fiéis, temas atuais e relevantes, enfim, é um campo vasto e o vídeo é a mídia mais consumida na internet. 

Passo 3: seja encontrado na internet

Houve um dia no qual os missionários batiam de porta em porta para apresentar o Evangelho. Não que isso não seja possível nos dias atuais. Incentivamos toda forma de missão. Mas o “bater de porta em porta” dos dias atuais é ter um bom site, que seja encontrado pelas pessoas.

E te garanto, não é simples aparecer para as pessoas na internet. Você precisa de 5 coisas essenciais:


  • Site bem estruturado
  • Boa estratégia de SEO 
  • Conteúdos relevantes e de impacto
  • Canais de contato e vídeos 
  • Materiais ricos para distribuição 


Isso pode ajudar e muito a fazer com que seu site seja encontrado e assim toque mais e mais pessoas. A Evangelização Criativa é poder se permitir ser uma ferramenta de Deus ao mesmo tempo que usa ferramentas atuais. 

Conclusão  

Aprendemos a importância da Evangelização, como usar a criatividade e também como dispor das ferramentas tecnológicas que temos hoje em dia. O marketing digital, inclusive, é uma excelente forma de agregar todos os passos que mencionamos acima e muito mais.

É possível criar comunidades digitais que sejam a expansão das físicas, se relacionar constantemente no dia a dia e ainda ser relevante nos dias atuais.

Talvez isso seja muito novo para você, então conte com a gente nessa jornada.

Somos a Agência Kharis! Mais que uma empresa de marketing digital, são pessoas reunidas pelo propósito de fazer o Reino de Deus avançar em todas as áreas, usando técnicas de marketing digital.

Se quiser conversar mais sobre nossas soluções e como pode ajudar sua comunidade a usar a tecnologia a favor da Evangelização, clique no botão abaixo e marque uma conversa com a gente!

MAIS SOBRE

Evangelização

ÚLTIMOS POSTS

ÚLTIMOS POSTS

Compartilhe:

Junte-se a nossa lista e receba atualizações, artigos e dicas incríveis para potencializar a evangelização.

Não sabe por onde começar?

Precisa de ajuda agora?​

Copyright 2019 – 2022 – Agência Kharis. Todos os direitos reservados. CNPJ: 34.896.772/0001-75

Digite seus dados abaixo