Como atrair o maior público possível numa excursão ao Santuário?

Como atrair o maior público possível numa excursão ao Santuário?

Desde o cristianismo histórico, passando por todas as fases da Igreja Católica e chegando até os dias de hoje, existe um poder maravilhoso na reunião daqueles que creem em Jesus. Manifestação pública, ao lado de irmãos e irmãs, é com certeza um dos mais belos atos de fé e a alegria gerada em tempos como esses é inexplicável.

Não é à toa que milhões de fiéis se comprometem a ir ao menos uma vez na vida em um santuário. Mas como tornar uma excursão ao santuário mais recorrente? Ou mesmo como melhorar a experiência das pessoas que se deslocam centenas e milhares de quilômetros? Como organizar uma excursão de maneira saudável e satisfatória?

Vamos conversar um pouco sobre esse tema hoje e trazer algumas ações e aprendizados importantes para você que está buscando atrair um público maior ao seu santuário. 

Apresentando o santuário


Quem não é visto, não é lembrado. Assim diz o ditado que tem muita verdade nele. Antes de pensar em atrações, eventos e acolhimento, que tal se fazer conhecido e reconhecido? É muito importante que as pessoas de regiões próximas conheçam o suficiente do santuário para organizar uma caravana até o local.

E como ser visto e reconhecido nos tempos atuais? Oras, as redes sociais são um grande ponto de partida. Vamos colocar abaixo alguns ações que você deve tomar dentro de suas redes sociais:

  • Crie sua conta em redes que façam sentido para o seu público, a principal é o Instagram, mas considere também as outras conforme for o perfil 
  • Deixe a conta no Instagram no modo profissional para acompanhar dados e eventualmente publicar anúncios pagos de seus produtos, alcançando mais pessoas
  • Traga conteúdos de valor e não transforme seu perfil numa vitrine apenas, as pessoas não estão nas redes sociais para isso 
  • Poste stories diariamente 
  • Busque atrair o público com bom conteúdo, bom atendimento e um bom relacionamento 
  • Redes sociais é um ótimo começo para atrair excursões para o santuário, mas não pode nunca ser o único canal

Mas, além das boas práticas comuns em redes sociais, você também deve ter em mente outros pontos que são mais particulares a um perfil católico:

  • Separe uma caixa de perguntas por semana para pedidos de oração
  • Responda com atenção e caridade as mensagens que chegarem em sua caixa de entrada
  • Tenha programas devocionais exclusivos online 
  • Encoraje testemunhos e publique toda boa história que for contada no santuário
  • Faça novenas perpétuas 
  • Busque fazer reflexões diárias nos seus stories, preferencialmente pela manhã  
  • Realize uma Homília em um 1 minuto
  • Traga temas para serem debatidos e conversados 


Esse primeiro passo é ideal para gerar engajamento e relacionamento. Claro, o objetivo final sempre será a presença física dessas pessoas, mas é um excelente passo começar no meio digital, atingindo o maior número possível de pessoas.

E falando em evento presencial, vamos falar mais sobre ações a serem realizadas no santuário? 

Como manter excursões ao santuário? 


Demos algumas dicas valiosas de como trabalhar as suas redes sociais com o intuito de alcançar mais pessoas para o santuário. Porém, muito mais do que atrair uma única excursão é manter uma frequência assídua do maior número de fiéis possível.

Um começo é: como está a infraestrutura do santuário? Quantos banheiros têm? Quantas pessoas você consegue atender numa lanchonete? E as lojas, oferecem bons produtos? E as salas destinadas às Promessas e Milagres atende a demanda de pessoas?

Muitas coisas devem estar em ordem se o desejo é receber muitos fiéis. Acredite, uma má experiência em algo simples como o banheiro pode atrapalhar toda uma viagem. E você deve ser o facilitador para que tudo corra bem. O acolhimento ao fiel é tão importante quanto a espiritualidade do que vai ser realizado.

Outra coisa bem importante é ter um cronograma bem claro de atividades, onde elas ocorram sem maiores atrasos. Damos um exemplo abaixo:

08h – Laudes

15h – Hora da Misericórdia 

18h – Santo Terço

19h – Santa Missa

Sabe qual a mensagem que tudo isso passa a quem for visitar o santuário? Que lá é um lugar santo e tudo é feito com a maior excelência do mundo. É o padrão dos fiéis que faz tudo em amor.

Como cativar uma excursão que vai ao santuário?

Além das atividades diárias recorrentes do santuário, existem inúmeras formas de atrair o público durante os dias. Vamos sugerir algumas ações que podem ser muito interessantes e que irão garantir o retorno de fiéis anualmente na festa do padroeiro.

Esse é um grande e possivelmente o que irá atrair a maior multidão do ano. Logo, tudo deve correr bem. Além da própria festa, existem outras atrações que vão dar a cara ao evento:

  • Romarias temáticas – desde motociclistas, cavalgadas, ciclistas e até passeatas
  • Shows e luau 
  • Congressos, palestras, workshops 
  • Eventos com a comunidade local, ações sociais 


O objetivo principal sempre será trazer a fé, a esperança e a devoção ao coração das pessoas, mas ter uma agenda com muitas atividades garantem o entretenimento e a comunhão que também são importantes. 

Como coordenar uma excursão ao santuário?


Esse ponto é bem importante. As agências de viagem católicas conhecem o seu santuário? Aqui existe uma oportunidade muito boa de construir uma conexão com um fornecedor e ele ser uma voz de convencimento a outros fiéis.

E como fazer isso? Através do marketing digital. Ter um bom site, com bastante informação, manter um relacionamento via email, criar canal de comunicação via WhatsApp. Trabalhar atividades e eventos diretamente com esse grupo facilitará a coordenação de mais excursões para o santuário.

Conte com uma boa assessoria de marketing e comunicação


É impossível cuidar de tudo sozinho. Por isso, tenha um time de marketing à disposição para potencializar a comunicação do seu santuário para níveis regional e nacional.

Conte com a Agência Kharis nesse sentido. Somos missionários no ambiente digital, dispostos a servir e entregar bons resultados atuando no nicho católico. Nosso objetivo é fazer seu santuário ser conhecido e reconhecido.

Vamos conversar mais a respeito?

MAIS SOBRE

Santuário

ÚLTIMOS POSTS

ÚLTIMOS POSTS

Compartilhe:

Junte-se a nossa lista e receba atualizações, artigos e dicas incríveis para potencializar a evangelização.

Não sabe por onde começar?

Precisa de ajuda agora?​

Copyright 2019 – 2022 – Agência Kharis. Todos os direitos reservados. CNPJ: 34.896.772/0001-75

Digite seus dados abaixo