Kharis – Soluções para instituições de educação

Marketing educacional é a prática de promover instituições educacionais, programas, produtos ou serviços para futuros alunos (também conhecidos como clientes), aumentando assim a matrícula de alunos

Vamos explorar um exemplo. Uma faculdade comunitária local está tentando aumentar o número de alunos inscritos em seus cursos de treinamento vocacional, com foco especial em programas de assistência médica. Para alcançar esse objetivo, eles criam anúncios direcionados, postagens em redes sociais e depoimentos de ex-alunos que conseguiram consquistar carreiras.

Além disso, eles organizam webinars virtuais para interagir com potenciais alunos e responder suas dúvidas, destacando a alta demanda por profissionais de saúde.

Nota: O marketing educacional é frequentemente confundido com o marketing baseado em educação. Este último é uma estratégia específica usada para instruir clientes em potencial sobre um tópico específico, criando demanda em vez de promover diretamente uma venda.

Por que o marketing educacional é importante

Os setores de educação online e presencial são altamente competitivos. Eis por que o marketing educacional é estratégico para se destacar no mercado saturado de hoje.

Aumenta o reconhecimento da marca. Campanhas de marketing bem-sucedidas resultam em uma identidade de marca forte e reconhecível para instituições educacionais. Elas também têm associações fortes com qualidades, valores e atributos específicos.

Ajuda a atingir um público mais amplo. O marketing educacional permite que essas instituições alcancem um público mais amplo e diversificado, incluindo estudantes internacionais, alunos não tradicionais e alunos remotos.

Por exemplo, alunos não tradicionais frequentemente precisam de informações sobre como os programas da instituição podem se ajustar a suas vidas ocupadas e aspirações de carreira. O marketing eficaz ajuda a transmitir essas informações e demonstra que a instituição entende e apoia sua jornada educacional.

Permite que os educadores entendam as necessidades de seus alunos. O marketing educacional não se trata apenas dos alunos, suas famílias ou instituições em si. Há também outros stakeholders, como os educadores.

Ajuda as famílias dos estudantes a se envolverem. O marketing educacional deve cobrir todas as informações possíveis que os alunos e suas famílias possam precisar, mostrando a eles quais são suas opções, o que podem esperar e por que devem buscar educação em uma determinada instituição acadêmica.

Os alunos e suas famílias podem acessar facilmente as informações lendo depoimentos, assistindo a vídeos ou fazendo tours virtuais. Isso é verdadeiro em todos os níveis de educação — de escolas primárias a universidades e academias online.