Descubra como estratégias orgânicas e pagas nas redes sociais podem transformar o marketing da sua escola. Aumente a matrícula, retenha famílias e amplie o reconhecimento da marca com nossas dicas essenciais
As redes sociais se tornaram indispensáveis em quase todos os setores, e estamos começando a perceber o impacto significativo que uma presença robusta nas mídias sociais pode ter nos esforços de matrícula e retenção das escolas. Com um número crescente de potenciais alunos ativos nas redes sociais, você pode usar essas plataformas para atrair um público maior, fornecendo insights detalhados sobre seus interesses, desafios e prioridades. Isso pode aumentar o reconhecimento da sua marca e construir confiança na sua instituição, não só convertendo novas famílias, mas também ajudando a manter as atuais.
No entanto, apesar do grande potencial do marketing nas redes sociais, muitas escolas ainda o utilizam apenas para atualizações esporádicas de notícias, ao invés de uma estratégia integrada. A verdade é que há muito mais a ser feito para engajar famílias atuais e potenciais, tanto através de estratégias orgânicas quanto pagas. Vamos explorar as diferenças entre esses dois tipos de estratégias e por que ambas são essenciais para o marketing de sua escola nas mídias sociais.
Vantagens da Mídia Social Orgânica
A mídia social orgânica é uma abordagem de longo prazo para cultivar relacionamentos com potenciais clientes e estabelecer a personalidade da sua escola. O conteúdo orgânico deve destacar as ofertas únicas, a voz, o estilo e a vida comunitária da sua escola, por meio de posts que ressoem com seu público, seja um reel no Instagram ou uma publicação no Facebook. Como o conteúdo orgânico será visível principalmente para aqueles que já seguem sua página, o objetivo principal deve ser construir confiança e comunidade com aqueles que já conhecem sua escola.
Mesmo assim, o conteúdo orgânico tem o potencial de aumentar os seguidores da sua escola. Quando seus seguidores interagem com seu conteúdo, eles naturalmente o compartilham com sua própria rede. Por isso, é importante postar conteúdo orgânico de forma consistente – quanto mais seus seguidores veem, mais chances eles têm de compartilhar.
É importante lembrar que uma estratégia de mídia social orgânica é uma maratona, não uma corrida. Suas postagens não vão atrair dezenas de novos seguidores instantaneamente, mas criarão familiaridade com a marca da sua escola – algo que pode ter um impacto significativo a longo prazo. Por exemplo, 80% dos consumidores dizem que a familiaridade com uma marca os torna mais propensos a comprar nas redes sociais. Embora isso se aplique ao comércio eletrônico, o mesmo princípio vale para sua escola – quanto mais familiarizadas as pessoas estiverem com sua instituição, maior a probabilidade de se matricularem e permanecerem.
Então, como manter o impulso no seu conteúdo orgânico de mídia social? Aqui está um checklist para começar:
Checklist de Mídia Social Orgânica:
Defina objetivos: Antes de começar a postar consistentemente, tenha uma imagem clara do que deseja alcançar. Quer aumentar as matrículas? Expandir seu público? Elevar o reconhecimento da sua marca? Além desses objetivos, defina expectativas para métricas de conteúdo, como novos seguidores, visualizações de postagens, compartilhamentos, impressões, etc. Esses KPIs são bons indicadores de como suas postagens estão repercutindo com seu público. Lembre-se de revisar periodicamente o desempenho do seu conteúdo orgânico e ajustar conforme necessário.
Crie um calendário editorial: Planeje o conteúdo orgânico com pelo menos um mês de antecedência. O que você vai dizer? Quando e onde você vai publicar? Tenha versões diferentes do seu post para cada plataforma, pois cada uma pode exigir uma abordagem diferente.
Poste consistentemente: Mantenha sua escola na mente do seu público postando conteúdo regularmente em diversos formatos – posts de texto, visuais, histórias, reels, vídeos, etc., conforme o estilo de cada plataforma. Compartilhe conteúdo gerado pelo usuário para destacar a comunidade ativa da sua escola e fornecer “prova social” ao seu público.
Programe suas postagens: Isso remove o trabalho manual das mídias sociais e permite que você responda a tarefas urgentes, como comentários e mensagens, além de publicar informações inesperadas (notificações de emergência, atualizações de notícias, etc.).
Interaja com seus seguidores: Sua estratégia orgânica de mídia social deve focar em construir e nutrir relacionamentos com seus seguidores, seja atraindo novos leads para matrícula ou aproximando as famílias atuais da comunidade escolar. Responda a comentários e mensagens diretas, e incentive a comunicação bidirecional com enquetes, pesquisas ou concursos.
Vantagens da Mídia Social Paga
Embora a mídia social orgânica ofereça muitos benefícios, ela não é destinada a alcançar um público massivo ou gerar conversões de curto prazo. Uma postagem orgânica no Facebook, por exemplo, alcança apenas cerca de 5,5% dos seus seguidores. Para alcançar um público mais amplo e segmentar grupos específicos, as escolas devem utilizar a mídia social paga.
Plataformas como Instagram e Facebook permitem que seus anúncios sejam vistos pelo público certo, segmentando leads com base em demografia, localização, interesses ou estágio de admissão. Escolher alvos específicos aumenta a probabilidade de seus anúncios converterem, garantindo o melhor aproveitamento do orçamento. Além da segmentação, assegure-se de que o texto e o design do anúncio estejam alinhados com os padrões da sua escola e que todas as landing pages estejam otimizadas.
Há também um meio termo entre postagens orgânicas e anúncios pagos que pode aumentar sua visibilidade. Você pode “impulsionar” ou “promover” uma postagem em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, TikTok ou LinkedIn, colocando seu conteúdo orgânico na frente de novos alvos sem criar um anúncio do zero. Embora mais acessíveis do que anúncios tradicionais, esses métodos geralmente não permitem tanta personalização. Ainda assim, é uma forma eficiente de colocar suas melhores postagens diante de mais pessoas.
Mídia Social Orgânica vs. Paga: Conclusão
Então, quais são as maiores diferenças entre mídias sociais orgânicas e pagas?
Considere desta forma: anúncios pagos atraem novas pessoas, e conteúdo orgânico faz com que elas permaneçam.
Se o seu foco é nutrir leads e reter famílias, o conteúdo orgânico é a resposta. Se a inscrição for sua prioridade, a mídia social paga é o caminho. Ela não é ideal para construir relacionamentos ou ter conversas significativas, mas é excelente para captar a atenção inicial de grupos específicos. Por exemplo, sua escola católica pode criar um anúncio no Facebook direcionado a famílias interessadas em educação religiosa na área de uma determinada cidade ou região.
Como em qualquer estratégia de marketing, a abordagem “ambos/e” para mídias sociais orgânicas e pagas é geralmente a melhor. Use uma combinação de ambas para amplificar suas metas de alcance de mídia social, tanto de curto quanto de longo prazo.