10 Dicas de Marketing
para explodir a
audiência da sua
Rádio

Potencialize os seus resultados e melhore
o engajamento do seu público.
Potencialize os seus
resultados e melhore o
engajamento do seu público.

ÚLTIMA REVISÃO: JUL 2022

APÓX. 14MIN DE LEITURA

ÚLTIMA REVISÃO: JUL 2022

APÓX. 14MIN DE LEITURA

INTRODUÇÃO

Esse E-book foi feito para quem quer aumentar a audiência o engajamento de sua rádio católica. Nós o preparamos para te ajudar a evangelizar e a propagar a mensagem católica num mundo novo e dinâmico, que é o mundo digital.

Vamos te entregar dicas que te ajudarão nesse processo. Ao ler, tente imaginar as modificações sendo aplicadas no seu projeto e anote o que for necessário. Concretize tudo o que puder e que achar interessante.

É imprescindível que você coloque tudo em prática, adaptado da melhor forma possível para a sua rádio.

E não se esqueça que poderá sempre voltar a este E-book para consultar. Será o seu consultor para o sucesso, sempre disponível para você lembrar o que precisa fazer e/ou tirar seus insights.

Boa leitura!

1. CONHEÇA O SEU
OUVINTE

Tão importante quanto ter um bom conteúdo, é saber quem gosta dele. Às vezes achamos que a qualidade do conteúdo basta, sem saber quem estaria interessado nele, e isso é um erro gravíssimo. Conhecer o seu público-alvo é essencial para saber onde buscá-lo e também a melhor forma de falar com ele. Mesmo sendo uma rádio católica, há diferentes tipos de pessoas que estariam interessadas ou não.

Por exemplo: A comunicação com um ouvinte católico tradicional é uma, e a comunicação com católicos mais carismáticos é outra. Músicas diferentes atraem cada um, modos de falar e assuntos. Saber com quem você está falando vai te permitir se comunicar corretamente e assim criar uma relação melhor com o público. E a relação que você tem com o seu público dita a longevidade da sua rádio.

Por isso, delimite bem com quem você pretende falar e quem se servirá melhor do seu conteúdo. Assim você evita falar com quem irá te ignorar e atrai o público que gosta do seu conteúdo. Você pode fazer isso criando uma Persona – colete dados do ouvinte, faça perguntas a ele e vá estruturando um “personagem” que tem os desejos, medos e hábitos que o seu ouvinte tem.

Com essa Persona católica formada, você direciona a sua comunicação e conteúdo a ela, como se fosse uma pessoa real. O resultado é que pessoas com aquelas características que você usou para formular a persona serão atraídas pelo seu conteúdo, como se você estivesse falando diretamente com elas, pois já sabe o que elas querem(e o que não querem).

Tão importante quanto ter um bom conteúdo, é saber quem gosta dele. Às vezes achamos que a qualidade do conteúdo basta, sem saber quem estaria interessado nele, e isso é um erro gravíssimo. Conhecer o seu público-alvo é essencial para saber onde buscá-lo e também a melhor forma de falar com ele. Mesmo sendo uma rádio católica, há diferentes tipos de pessoas que estariam interessadas ou não.

Por exemplo: A comunicação com um ouvinte católico tradicional é uma, e a comunicação com católicos mais carismáticos é outra. Músicas diferentes atraem cada um, modos de falar e assuntos. Saber com quem você está falando vai te permitir se comunicar corretamente e assim criar uma relação melhor com o público. E a relação que você tem com o seu público dita a longevidade da sua rádio.

Por isso, delimite bem com quem você pretende falar e quem se servirá melhor do seu conteúdo. Assim você evita falar com quem irá te ignorar e atrai o público que gosta do seu conteúdo. Você pode fazer isso criando uma Persona – colete dados do ouvinte, faça perguntas a ele e vá estruturando um “personagem” que tem os desejos, medos e hábitos que o seu ouvinte tem.

Com essa Persona católica formada, você direciona a sua comunicação e conteúdo a ela, como se fosse uma pessoa real. O resultado é que pessoas com aquelas características que você usou para formular a persona serão atraídas pelo seu conteúdo, como se você estivesse falando diretamente com elas, pois já sabe o que elas querem(e o que não querem).

2. APAREÇA ONDE AS PESSOAS ESTÃO OLHANDO

Não fique só na Rádio. Um ponto essencial para gerar mais audiência e propagar a sua Rádio Católica é ir além dela e ter uma presença firme em outras mídias. Aqui estão inclusas redes sociais, blogs e literalmente qualquer outro lugar em que você possa aparecer online. Você pode fazer isso sem gastos. A única coisa que precisará é reservar um tempo para se dedicar a isso, ou delegar para alguém que cuide das suas redes por você – se o seu orçamento permitir.

O brasileiro passa em média na internet 10h08min por dia na internet com trabalho ou lazer, então é um erro grave ignorar a internet como meio – principal meio, talvez – de captação de novos ouvintes. É na internet que as pessoas estão. E é lá que você deve estar também.


1. Então, crie o perfil da sua rádio no Instagram, Facebook, Youtube, Twitter, e onde mais a sua persona estiver.

2. Analise os dados da persona que você formulou e veja onde ela passa a maior parte do tempo. Quais são os sites e/ou redes sociais que ela mais utiliza. É ali que a sua rádio deve aparecer, seja como um conteúdo feito para aquela mídia ou como divulgação da rádio.

3. MARKETING DE CONTEÚDO

Você pode criar conteúdo para outras mídias. Principalmente para as redes sociais da sua rádio. Criar um conteúdo de valor em outra mídia para trazer o ouvinte para a rádio é infinitamente melhor do que simplesmente expor que tem uma rádio e esperar que as pessoas sintam o desejo de conhecê-la. Se você deixa de entregar valor na rede, é muito provável que as pessoas te ignorem, ou pior: achem que o seu conteúdo inteiro não tem valor.

E criar conteúdos para outras mídias não é difícil. Há uma fonte constante de conteúdos que você pode usar para criar posts e até mesmo produtos se souber utilizar bem. E essa fonte é a sua própria rádio.

Aposto que, se você
quiser, pode tirar dezenas
de conteúdos de uma
única programação se
você quiser.

Além disso, você pode usar datas especiais – festas do calendário Litúrgico ou qualquer outro evento – para criar seus conteúdos. As pessoas costumam se engajar mais e melhor nessas ocasiões.

Pode parecer um pouco trabalhoso, mas depois que você alinha isso tudo, fica simples. E não se esqueça de em cada conteúdo deixar uma chamada no final para a rádio, que é a fonte principal de tudo o que as pessoas estarão vendo e gostando ali.

Você pode criar conteúdo para outras mídias. Principalmente para as redes sociais da sua rádio. Criar um conteúdo de valor em outra mídia para trazer o ouvinte para a rádio é infinitamente melhor do que simplesmente expor que tem uma rádio e esperar que as pessoas sintam o desejo de conhecê-la. Se você deixa de entregar valor na rede, é muito provável que as pessoas te ignorem, ou pior: achem que o seu conteúdo inteiro não tem valor.

E criar conteúdos para outras mídias não é difícil. Há uma fonte constante de conteúdos que você pode usar para criar posts e até mesmo produtos se souber utilizar bem. E essa fonte é a sua própria rádio.

Aposto que, se você
quiser, pode tirar dezenas
de conteúdos de uma
única programação se
você quiser.

Além disso, você pode usar datas especiais – festas do calendário Litúrgico ou qualquer outro evento – para criar seus conteúdos. As pessoas costumam se engajar mais e melhor nessas ocasiões.

Pode parecer um pouco trabalhoso, mas depois que você alinha isso tudo, fica simples. E não se esqueça de em cada conteúdo deixar uma chamada no final para a rádio, que é a fonte principal de tudo o que as pessoas estarão vendo e gostando ali.

4. CANAL NO YOUTUBE

Mais uma ótima forma de você utilizar o seu próprio conteúdo é levá-lo ao Youtube. Ele é o segundo maior buscador da internet, ficando atrás somente do Google. Então é fácil imaginar a vantagem de estar presente nesta plataforma.

No Youtube, você pode até mesmo transmitir ao vivo as suas programações, realizar cortes(seja de vídeos ou somente de áudio) e publicar lá para pescar mais ouvintes.

Essa sintonia entre rádio e Youtube funciona tão bem que os podcasts explodiram recentemente justamente por causa dessas transmissões em vídeo e cortes dos programas realizados.

E claro, você pode criar conteúdo próprio para o Youtube, sem reutilizar o conteúdo da rádio. O que é recomendável é que você pelo menos mencione frequentemente a rádio, chamando as pessoas para ouvi-la.

Aqui você estará praticamente em casa. Sua comunicação e conteúdo desenvolvido na rádio te darão uma vantagem ao ingressar nessa plataforma. E além disso, você tem contato direto com os ouvintes através dos comentários e chat de lives, te permitindo ter uma maior proximidade com seu público e conseguirá entendê-lo melhor.

Mais uma ótima forma de você utilizar o seu próprio conteúdo é levá-lo ao Youtube. Ele é o segundo maior buscador da internet, ficando atrás somente do Google. Então é fácil imaginar a vantagem de estar presente nesta plataforma.

No Youtube, você pode até mesmo transmitir ao vivo as suas programações, realizar cortes(seja de vídeos ou somente de áudio) e publicar lá para pescar mais ouvintes.

Essa sintonia entre rádio e Youtube funciona tão bem que os podcasts explodiram recentemente justamente por causa dessas transmissões em vídeo e cortes dos programas realizados.

E claro, você pode criar conteúdo próprio para o Youtube, sem reutilizar o conteúdo da rádio. O que é recomendável é que você pelo menos mencione frequentemente a rádio, chamando as pessoas para ouvi-la.

Aqui você estará praticamente em casa. Sua comunicação e conteúdo desenvolvido na rádio te darão uma vantagem ao ingressar nessa plataforma. E além disso, você tem contato direto com os ouvintes através dos comentários e chat de lives, te permitindo ter uma maior proximidade com seu público e conseguirá entendê-lo melhor.

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