A captação de matrículas é um dos maiores desafios enfrentados por instituições de ensino de todos os portes. Afinal, não basta apenas colocar dinheiro em mídia paga ou em comunicação: é preciso contar com uma estratégia eficiente de marketing educacional, capaz de atrair leads realmente qualificados que possam se tornar estudantes.
Para mostrar como pode-se alcançar resultados expressivos, quando existe um planejamento bem estruturado, vamos então apresentar alguns cases de sucesso mais recentes da Kharis, hub de soluções para marketing educacional de alta performance.
Captação de matrículas na Faculdade Católica Dom Orione

Em junho de 2025, a Faculdade Católica Dom Orione decidiu interromper sua campanha no meio do processo para encerrar a parceria com a antiga agência e confiar um novo planejamento à Kharis. Mesmo com o tempo reduzido de execução, os resultados foram expressivamente positivos.
Antes da Kharis, em 112 dias de campanha, a instituição havia matriculado apenas 11 estudantes. Após a chegada da Kharis, em apenas 49 dias, foram conquistadas 38 matrículas. Ou seja, a Kharis conquistou mais que o triplo de matrículas para a FACDO em menos da metade do tempo que a agência anterior.
Veja só:
- O custo por lead (contato qualificado) foi reduzido em 63% (de R$38,19 para R$14,02).
- Os resultados chegaram 2 vezes mais rápido (49 dias contra 112).
- Houve 27% mais leads captados, mesmo com quase metade do investimento.
- As matrículas foram multiplicadas em 3,5 vezes.
Esse é um exemplo claro de como uma estratégia de marketing educacional bem aplicada pode escalar os resultados de captação de matrículas de forma significativa e sustentável.
Captação de matrículas na Aliança Francesa de Brasília

Outro destaque é o case da Aliança Francesa de Brasília, escola de Francês no Distrito Federal. Veja só os frutos que a parceria com a Kharis rendeu:
- Dobro de leads recebidos, em relação ao período da campanha anterior que antecede a atuação da Kharis.
- 80 leads qualificados: a AF teve cerca de 90% desse número com contatos retornados;
- 10 novos estudantes matriculados em agosto, mesmo número do período da campanha anterior, mas dessa vez, na metade do tempo.
Além disso, uma representante da instituição pontua, em feedback à Kharis:
“Avalio também que recebemos mais leads qualificados. Muitos deles fizeram teste de nivelamento, quiseram ir além, mas os horários com vagas disponíveis não eram compatíveis com muitos dos interessados. Nosso foco é retomar, na próxima campanha, contato com todos eles para conseguir convertê-los para o próximo mês.“
Ela ainda acrescenta, com otimismo e na certeza da aliança de sucesso com a Kharis:
“Nesse contexto, agradeço muito pela parceria e competência nessa campanha desse semestre e que nos preparemos ainda mais […] para a próxima campanha, que inicia em novembro. Seguimos juntos e em busca, cada vez mais, de melhores resultados.”
O relato evidencia que o trabalho da Kharis não apenas gerou mais volume, mas também maior qualificação dos leads, refletindo diretamente na captação de matrículas e no potencial de conversão futura.
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Objeções de público: pedras no caminho ou oportunidades?
Inicialmente, nessa jornada, houveram pontos de atenção. Em ambos os casos, compartilha-se um fator em comum e que poderia dificultar, significativamente, a conversão de matrículas: as mensalidades dos cursos não são acessíveis a todos os públicos e suas modalidades de ensino são ofertadas, majoritariamente, como presenciais. Ou seja, esbarrava-se em obstáculos, no que diz respeito ao potencial competitivo no mercado.

Contudo, no lugar de “barreiras”, a Kharis vê oportunidades de atuação em nicho e com destaque.
Assim, com estudo feito por equipe especializada, a Kharis soube criar projetos de campanhas que combatem as objeções do público e traz leads realmente qualificados. Isto é: contatos de perfil de nível adequado de interesse no que essas instituições de ensino oferecem. Como resultado, nas abordagens da etapa de conversão, aconteceram conversas que progrediram mais facilmente para o objetivo final: matrículas efetivadas.
Eficiência no marketing escolar é pura questão de estratégia
Isso tudo reflete resultados que não foram consequência direta de quantidade de dinheiro investido, mas sim de investir com melhor direcionamento, com projeto inteligente. Assim, por meio de planejamento estruturado e estratégias de marketing educacional focadas em alta performance, é possível reduzir custos, acelerar resultados e conquistar matrículas escaláveis.
Por exemplo: em um parâmetro geral, a média de um custo por lead em campanhas pagas em redes sociais costuma ficar entre R$5 a R$15 (por lead). Mas com aplicação de plano tático da Kharis, seu lead pode custar muito menos, como ilustra o print abaixo, tirado de uma campanha de um de nossos clientes atuais:

O preço por resultado varia de acordo com cada tipo de instituição, público e objetivos estabelecidos. Porém, independentemente de cada caso, sempre é possível chegar-se em esforços mais otimizados, em que o custo é compensado significativamente pelo resultado obtido.
Para além da captação inteligente: soluções para jornada completa de matrículas
Se a sua instituição busca crescimento sustentável e campanhas que realmente convertem, a Kharis é o parceiro estratégico que pode transformar sua forma de captar estudantes em potencial. E mais: o hub oferece soluções para cada etapa da jornada de matrículas, incluindo fase de retenção, fidelização e encantamento de estudantes e familiares. Porque além de alunos matriculados, as instituições de ensino também esperam constantes rematrículas e até tornar seu público defensores e embaixadores da escola, para gerar divulgação e recomendação orgânica para novas captações.
E nenhuma campanha de matrículas, que cumpre todas essas etapas, nasce de improviso. Tudo é uma questão de contar com uma equipe preparada, que sabe agir com estratégia.
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