Impulsione seu conteúdo para rádio através de 5 estratégias de marketing poderosas

Impulsione seu conteúdo para rádio através de 5 estratégias de marketing poderosas

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Sabemos que criar conteúdo para rádio é um trabalho que requer muito esforço e horas de dedicação. Agora, imagina ter todo esse esforço em vão por não alcançar todo o público potencial da sua rádio?

Para isso que existe o marketing! Sim, o marketing. Numa era pós-moderna extremamente digitalizada, parece que a rádio perdeu o seu espaço. Mas te garanto que isso não é verdade.

Você sabia que 78% dos brasileiros ouvem rádio? Esses dados são de 2020, resultados do estudo Inside Radio 2020, do Kantar IBOPE Media. Muita coisa, né? Jovens também ouvem a rádio, mesmo que seja através de plataformas digitais. Ou seja, ainda há muito espaço para crescer.

Então vamos olhar para frente e descrever cinco ações de marketing para impulsionar o conteúdo para rádio. 

Por que trabalhar com marketing?

Você já deve ter ouvido aquela expressão que diz “a comunicação é alma do negócio”, certo? Bom, isso representa muito o poder do marketing e como ele é importante para determinar o sucesso de um empreendimento, independentemente do seu ramo de atuação.
É importante entender que o seu público está por aí, principalmente na internet. Não pensar em maneiras de alcançá-lo e eventualmente atraí-lo para a sua rádio é desperdício de potencial. Isso porque você estaria indo contra a grande maioria das marcas. Cerca de 94% das empresas escolhem o marketing digital para fazer sua comunicação.

Para você entender, milhares e milhares de empresas estão, hoje mesmo, conversando com seu público através de redes sociais, email, site, blog, podcast, YouTube, WhatsApp e inúmeros outros meios.

O marketing é o conjunto de ações de comunicação que tem como foco atrair, converter e consolidar o público-alvo. Além disso, o marketing é também a construção de uma marca, do seu posicionamento, dos seus valores, das crenças e tudo aquilo que faz dela ser conhecida e reconhecida por todos os envolvidos.

Ou seja, se sua rádio quer ser conhecida, precisa se fazer ser conhecida. Entendido esse ponto importantíssimo, podemos seguir para as 5 estratégias poderosas para impulsionar o conteúdo para rádio. 

Estratégia 1: site + redes sociais = caminho do sucesso para sua rádio

A gente falou ali acima que o seu público está principalmente na internet e que mais de 90% das empresas escolhem fazer ações de marketing digital para conquistar mais consumidores. Então por que sua rádio deveria ficar de fora dessa?

Juntamos site e redes sociais nesta primeira estratégia porque é vital que a sua rádio use com inteligência e prioridade esses canais.

O site é essencial por 5 grandes motivos:


  1. Ser localizado nos buscadores da internet como o Google
  2. Poder ser sintonizado em qualquer lugar do mundo com um player dentro do site
  3. Gerar valor na sua rádio com mais formatos que vão além de áudio
  4. Permitir uma maior interação do público com o conteúdo para rádio 
  5. Criar e engajar uma comunidade ativa 


Já quando falamos de redes sociais, o céu é o limite. Crie as redes que achar mais interessante para o seu perfil e aqui temos algumas dicas para impulsionar seu perfil:

  • Crie sua conta em redes que façam sentido para o seu público, a principal é o Instagram, mas considere também as outras conforme for o perfil 
  • Deixe a conta no Instagram no modo profissional para acompanhar dados e eventualmente publicar anúncios pagos de seus produtos, alcançando mais pessoas
  • Traga conteúdos de valor e não transforme seu perfil numa “vitrine de loja” com a sua programação da rádio, as pessoas não estão nas redes sociais para isso 
  • Poste stories diariamente 
  • Não faça sorteios para ganhar seguidores, busque atrair o público com bom conteúdo

Entendido que a prioridade deve ser para o marketing digital, vamos seguir para a próxima estratégia. 

Estratégia 2: promoções para que te quero


As promoções são boas e velhas amigas da programação de rádio. Claro que não devem ser deixadas de lado. Mas tenha cuidado, não tente atrair seu público SOMENTE por causa das promoções.

A estratégia aqui é fazer com que o seu público fiel possa ser contemplado. A participação e o engajamento são vitais para o sucesso desse tipo de ação. Pense nas promoções padrão, como:

  • Sorteios de prêmios
  • Concursos culturais
  • Distribuição de cupons de desconto para lojas parceiras

Agora use essas ações para manter seus ouvintes o maior período de tempo e, inclusive, faça que vá além do rádio indo para redes sociais. Aqui vale participação em enquete dos stories, repostar story da rádio ou mesmo publicar alguma foto usando as hashtags (#). Enfim, existem muitas possibilidades aqui. 

Estratégia 3: não ignore os podcasts

Os podcasts nada mais são do que programas de rádio gravados. Não é à toa que muitas rádios estão usando essa estratégia para atrair mais público. 

Isso acontece por inúmeros fatores. Alguns deles são:


  • Um podcast ficará gravado e poderá ser ouvido diversas vezes. Isso ajuda no engajamento do público
  • Tem acesso livre a milhões de pessoas
  • É possível testar formatos diferentes do que são feitos atualmente
  • O podcast pode ser a extensão da sua rádio e vice-versa


Inclusive, esse último ponto é especial para aplicarmos esse marketing para rádio. Imagine que muitas pessoas estão pedindo músicas românticas na sua rádio, logo, possivelmente muitas delas sofrem em relacionamentos ou mesmo querem melhorar neste quesito. Que tal fazer um podcast sobre relacionamento?

Isso é possível com temas mais profundos da fé católica, notícias diárias, contar histórias bíblicas e por aí vai. São muitas possibilidades.

Outras demandas poderão ser criadas, expandindo seus negócios e as chances de atrair mais ouvintes e anunciantes!

Estratégia 4: ser ativo na comunidade é importante para impulsionar o conteúdo para rádio

Há muito tempo atrás, a rádio era uma grande companhia para as pessoas. Isso porque a voz dos locutores trazia uma presença e uma proximidade com seu público.

E se estamos falando de um veículo onde um dos grandes diferenciais é a proximidade, não dá para deixar de lado a atividade dentro da comunidade. E isso pode ser feito de muitas maneiras, principalmente apoiando e incentivando eventos locais.

Qualquer oportunidade de aparecer e ser percebido pelo seu público pode e deve ser aproveitada da maneira devida. 

Estratégia 5: crie impacto visual dentro e fora da internet


Já ouviu aquela máxima “quem não é visto não é lembrado?”. Então, gerar impacto visual é essencial para sua rádio ser lembrada. E com o advento do marketing digital, seu impacto pode ser feito pelo Brasil todo.

Então pense em criar campanhas com anúncios pagos dentro de ferramentas como Google e Facebook. Chame a atenção e conquiste novos ouvintes mundo afora.

Mas uma rádio também é feita de comunidade local, pessoas próximas. Então invista na marca da sua rádio e faça ações promocionais como a entrega de brindes e panfletagem. Os brindes podem ser os mais variados como bonés, camisetas, canetas, adesivos e por aí vai.

Outra forma muito eficaz de fazer comunicação local é apostar em infláveis promocionais com diferentes formatos, para causar mais impacto visual e tornar a sua marca mais lembrada.

Quer saber mais sobre os infláveis promocionais para o marketing da sua rádio? Venha conversar com a gente para esse tipo de ação e também para marketing digital. Somos a Agência Kharis, focada em marketing para o segmento católico, e estamos à disposição da sua rádio.

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