Podcast católico: como reinventar a sua rádio nos tempos atuais

Podcast católico: como reinventar a sua rádio nos tempos atuais

Search

A ideia de que as tecnologias mais atuais simplesmente apagam as anteriores nunca esteve tão errada. É muito comum vermos opiniões por aí que a rádio morreu, que as pessoas estão conectadas o tempo todo e não têm mais espaço para as antigas mídias.

Primeiro de tudo, o público da rádio cresceu nos últimos anos. Principalmente com o advento da rádio online, que permitiu a popularização das rádios e o alcance para lugares ao redor do mundo.

Mas muito além de continuarem firmes, as tecnologias atuais e antigas sofrem o processo parecido com simbiose ou mesmo uma evolução. Atualmente vemos isso com a TV, que só ficou online como evoluiu para serviços on demand ou streamings.

Com o aúdio aconteceu algo muito parecido e atualmente temos uma nova onda varrendo a internet, os podcasts. Entenda mais sobre esse canal e veja como é possível reinventar sua rádio através de um podcast católico.

O que são podcasts? 


Vamos começar do começo. Talvez você ainda não saiba o que é um podcast ou mesmo ouviu falar e não entendeu bem como funciona. Isso é normal, porque apesar de não ser algo novo, só ganhou muita projeção a partir de 2020.

O fato é que existe o ato de “podcasting” – transmissão de áudio na internet – desde meados dos anos 2000. Claro que é bem diferente do que existe hoje em dia. As transmissões eram bem mais amadoras e serviam apenas para ser um blog em formato de áudio.

A grande virada começa em 2010, quando alguns blogs decidem ter folhetins semanais em áudio. Isso porque era uma forma mais humana de comunicação com seu público já consolidado e permitia explorar novos formatos e conteúdos. No Brasil, podcasts como Jovem Nerd, Escriba Café e outros deram os primeiros passos nesse meio.

Assim, o ato de podcasting se tornou sinônimo de gravação de programas no estilo rádio que possibilita inúmeras formas de se comunicar com seu público. Mas, tudo bem, percebemos como o meio foi forjado e como ele deu seus primeiros passos. Agora, o que fez ele se consolidar tanto e ser a aposta de inúmeros canais de comunicação tradicionais? 

Crescimento da ferramenta 

Podcast é um meio de comunicação muito democrático e exige pouco recurso para poder estar no ar. Porém, ainda sofria muito com a dificuldade de ser encontrado ou popularizado mesmo. 

Já existiam programas que serviam como “agregadores de podcast”, porém era muito pouco conhecido e utilizado por um nicho exclusivo. Então muitos produtores de conteúdo acabavam optando por utilizar seu próprio site para disponibilizar episódios.

Mas então chegaram as plataformas de áudio que revolucionaram os podcasts, principalmente o Spotify. A plataforma possui mais de 186 milhões de assinantes da conta premium e mais de 420 milhões de ouvintes mensais em todo o mundo. O Brasil, inclusive, é um dos países que mais utiliza a plataforma.

Com esse crescimento, milhões de pessoas passaram a ouvir os podcasts que eram agregados na plataforma. E com o sucesso, o próprio Spotify começou a investir em programas exclusivos.

Aliás, não só o Spotify investiu, muitos grandes canais começaram a olhar com maior atenção para esse movimento. 

Podcasts e o rádio 

E, claro, as próprias rádios começaram a olhar com carinho para esse tipo de canal. Sabemos que nem todos podem sintonizar uma rádio e ouvir seus programas favoritos no horário que são transmitidos. Então começamos a ver rádios tradicionais como Jovem Pan, CBN, Globo, Band FM e outras não só publicarem programas de rádio em formato de podcast, mas também a criar programas pensados nessa plataforma.

É aqui que o podcast católico pode ser uma solução para aumentar a audiência da sua rádio.

A Globo, inclusive, apostou tanto no formato que criou o Globo Podcasts, com inúmeros programas dos mais variados gêneros numa plataforma própria. Isso mostra a força do áudio e como os grandes conglomerados de mídia se interessam pela solução.

Mas vamos falar mais sobre as oportunidades que se abrem para sua rádio com um podcast católico. 

Oportunidades

Vamos listar as 5 oportunidades que podem revolucionar a sua rádio através da criação de podcasts. 

#1 – Perenidade do conteúdo 


Numa rádio convencional ou mesmo na online, o conteúdo tem prazo de validade. Após sua transmissão ele é “perdido”. Um podcast ficará gravado e poderá ser ouvido diversas vezes. Isso ajuda no engajamento do público. 

#2 – Alcance de novo público


Aqui é essencial ter o entendimento que você terá acesso livre a milhões de pessoas. Sabemos que o algoritmo trabalha para que o consumidor continue dentro da plataforma e se o seu podcast católico for de agrado de quem ouve, ele será oferecido para um público maior que tenha afinidade com o tema. 

#3 – Experimentar formatos 


É possível testar formatos diferentes do que são feitos atualmente. Você pode contar histórias, usar entrevistas, contar fatos históricos, fazer apresentações culturais e até mesmo gravar programas ao vivo. 

#4 – Usar tendências ao seu favor 


Atualmente muitos podcasts em formato descontraído de conversa acabaram se popularizando. Os famosos “mesacast”. Os mais diversos nichos têm seus representantes e a sua rádio apostar nesse formato de podcast católico também é algo que pode impulsionar o número de ouvintes. 

#5 – Fazer um mix entre os canais


O podcast pode ser a extensão da sua rádio e vice-versa. Transformar conteúdos mais extensos da rádio em pílulas de podcast ou mesmo fazer conteúdos do podcast virarem temas para a rádio, é algo que com certeza vai gerar mais valor para seu conteúdo. 

Conclusão

As oportunidades para sua rádio alcançar mais pessoas e continuar servindo ao Reino são inúmeras. Usar a tecnologia ao seu favor é uma benção que não pode ser ignorada.

Nós, da Agência Kharis, entendemos esse propósito e procuramos ajudar empresas, rádios e instituições católicas a cumprirem seu chamado através do marketing digital. Se ficou interessado em saber mais, venha conversar com a gente.

MAIS SOBRE

Rádios

ÚLTIMOS POSTS

ÚLTIMOS POSTS

Compartilhe:

Junte-se a nossa lista e receba atualizações, artigos e dicas incríveis para potencializar a evangelização.

Não sabe por onde começar?

Precisa de ajuda agora?​

Copyright 2019 – 2022 – Agência Kharis. Todos os direitos reservados. CNPJ: 34.896.772/0001-75

Digite seus dados abaixo